Há 58 anos, a Faculdade Vicentina (FAVI), mantida pela Congregação da Missão Província do Sul, se dedica à formação do clero e de todo o povo de Deus, cumprindo fielmente seu carisma vicentino e realizando com zelo a missão confiada por São Vicente de Paulo. Como instituição católica de ensino superior, com profunda inspiração vicentina, a FAVI tem no seu cotidiano acadêmico o espaço privilegiado de evangelização e formação. O nosso apostolado acontece, dia após dia, em sala de aula, no diálogo entre alunos e professores, na escuta atenta, no compromisso com a verdade e na promoção da dignidade humana.
O legado deixado por São Vicente de Paulo continua vivo em nossa comunidade acadêmica, que atua diariamente para formar homens e mulheres comprometidos com os valores do Evangelho e com o desenvolvimento humano e social. É por meio da formação integral que buscamos responder aos desafios do nosso tempo, colocando a educação a serviço da fé e da justiça.
Entre tantas iniciativas que compõem a vida acadêmica da FAVI, dois projetos merecem especial destaque por seu pioneirismo no cenário nacional e por sua sintonia com os apelos da Igreja hoje.
No ano de 2024, a FAVI lançou a primeira Pós-Graduação em Vida Religiosa Consagrada do Brasil, um curso de especialização voltado exclusivamente para religiosos e religiosas. Trata-se de um espaço formativo pensado para favorecer a reflexão crítica e espiritual sobre os diversos desafios que envolvem a vida consagrada nos dias atuais: identidade, missão, votos, comunidade, interculturalidade, envelhecimento, juventude vocacional e sinodalidade. A primeira turma conta com mais de 50 alunos, representando mais de 20 congregações religiosas que, semanalmente, se reúnem em busca de aprofundamento e renovação.
Além disso, em março de 2025, a FAVI deu mais um passo inovador ao lançar o primeiro Curso de Especialização em Diaconato Permanente do país. Com uma proposta curricular pensada especificamente para diáconos permanentes, essa pós-graduação visa fortalecer a formação teológica, pastoral e espiritual desse ministério tão essencial à vida da Igreja. Vale lembrar que o Brasil conta hoje com mais de 20 mil diáconos permanentes em atividade. A primeira turma, que terá início no dia 29 de abril, já reúne 50 alunos de mais de 25 dioceses espalhadas por todo o país.
Assim, a Faculdade Vicentina segue, com fidelidade, servindo à Igreja e à sociedade com excelência acadêmica, espírito evangelizador e profunda sintonia com os desafios do tempo presente. Que São Vicente de Paulo continue intercedendo por nossa missão educativa, para que sejamos sempre sinal do Reino de Deus no mundo da educação.
Prof. Dr. Edimar Brígido | Professor da Faculdade Vicentina