
Vivemos em um tempo de grandes transformações sociais, políticas e tecnológicas, marcado por profundas tensões éticas e crescentes violações dos direitos humanos em múltiplos contextos — desde conflitos armados e crises humanitárias até desigualdades estruturais e práticas discriminatórias no cotidiano das sociedades contemporâneas. Nesse cenário, torna-se urgente uma formação crítica, interdisciplinar e comprometida com a promoção da dignidade humana. O curso de pós-graduação em Ética e Direitos Humanos nasce como resposta a essa urgência, propondo-se a oferecer instrumentos teóricos e práticos para a análise, interpretação e enfrentamento das questões éticas e jurídicas que desafiam o mundo atual. Com base em uma sólida fundamentação filosófica, jurídica e sociopolítica, o curso visa formar profissionais capazes de atuar com responsabilidade, sensibilidade social e discernimento crítico nas mais diversas áreas — da educação à saúde, do serviço público ao terceiro setor, da comunicação à política institucional. Além de contribuir para o fortalecimento da cultura dos direitos humanos, o curso estimula a reflexão ética em torno de temas como justiça social, diversidade cultural, bioética, violência, inclusão, sustentabilidade, democracia e políticas públicas. Trata-se, portanto, de uma proposta formativa que articula teoria e prática, valores e ação, formação pessoal e compromisso coletivo, com vistas à construção de uma sociedade mais justa, solidária e humana.

INFORMAÇÕES
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INVESTIMENTO
Taxa de matrícula: R$ 78,00 + 17 parcelas de R$ 295,00
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MODALIDADE
Aulas on-line ao vivo.
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TURNO
Período Noturno.
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DURAÇÃO
360h (14 meses)
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CARGA HORÁRIA
360 horas de aulas síncronas, com interação em tempo real entre professores e alunos.
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INFORMAÇÕES
Metodologia: Por meio de uma metodologia diferenciada, o curso utilizará aulas online, recorrendo as fontes clássicas da tradição filosófica ocidental.
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OBJETIVO
Formar profissionais com sólida fundamentação ética e conhecimento crítico sobre os direitos humanos, capacitando-os para atuar de forma reflexiva, responsável e comprometida com a promoção da dignidade humana, a justiça social e a construção de uma cultura de paz e cidadania nos diversos contextos sociais e institucionais.
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ENSINO VICENTINO
A Faculdade Vicentina, com mais de seis décadas de tradição, carrega consigo um legado de excelência acadêmica e um compromisso com a promoção da dignidade humana em todas as suas manifestações. Como parte da Família Vicentina, a instituição abraça uma abordagem inovadora e ética para a educação, visando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
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BENEFÍCIOS
A Faculdade Vicentina, com mais de seis décadas de tradição, carrega consigo um legado de excelência acadêmica e um compromisso com a promoção da dignidade humana em todas as suas manifestações. Como parte da Família Vicentina, a instituição abraça uma abordagem inovadora e ética para a educação, visando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
CORPO DOCENTE
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Profa. Dra. Amélia Rossi – Advogada
Prof. Dr. Dallegrave Neto – Advogado
Prof. Dr. Edimar Brígido – Filósofo
Profa. Dra. Heloisa Camara – Advogada
Prof. Dr. Jelson Oliveira – Filósofo
Prof. Dra. Janiffer Zarpelon - Internacionalista
Profa. Dra. Karla Pinhel – Advogada
Prof. Dr. Leandro Assunção – Promotor de Justiça
Prof. Dr. Léo Peruzzo – Filósofo
Profa. Dra. Marlene Suguimatsu – Desembargadora
Profa. Dra. Milena Petters – Advogada
Prof. Dr. Murilo Karasinski - Advogado
Profa. Dra. Priscila Caneparo - Advogada
Profa. Dra. Tatiana Squeff - Advogada
Profa. Dra. Violeta Caldeira – Socióloga
Prof. Ms. Willian Kalinowski – Filósofo

CONHEÇA AS DISCIPLINAS
CRONOGRAMA E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Módulo 1 – Definição de Ética
O objeto da ética, sua definição filosófica. Articulação da Ética, filosoficamente compreendida, com as ciências particulares.
Módulo 2 – Paradigmas éticos fundamentais (teorias, autores, problemas e obras)
O modelo grego - Ética Eudaimônica: Aristóteles: a questão da eudaimonia (felicidade) e da areté (virtude).
O modelo Medieval - Ética Cristã: Tomás de Aquino: a ética como ciência dos atos humanos.
O modelo Moderno – Ética Utilitarista: Jeremy Bentham e J. Stuart Mill: o princípio de utilidade e a maximização do prazer.
O modelo kantiano – Ética Legalista: Immanuel Kant: a questão da liberdade e do imperativo categórico.
Módulo 3 – Tratamento de questões práticas contemporâneas em Ética.
Bioética: O conceito de vida; aborto; células-tronco; embriões humanos; fertilização in vitro; eutanásia, criogenia; transexualismo; meio-ambiente; transgênicos, etc.
A Ética e as relações de trabalho.
Módulo 4 – Afirmação histórica dos Direitos Humanos
A gênese dos Direitos Humanos; o direito a ter direitos.
Os Direitos Humanos Filosoficamente compreendidos.
A perspectiva jurídica dos Direitos Humanos.
Módulo 5 – O Sistema Internacional de Proteção aos Direitos Humanos
O Tribunal de Nuremberg e os Direitos Humanos.
A carta das Nações Unidas.
O sistema global de proteção dos Direitos Humanos.
Módulo 6 – A Constituição Brasileira de 1988 e os Tratados Internacionais de proteção dos Direitos Humanos
Impacto jurídico dos Tratados Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos no Direito Interno brasileiro.
Justiça, cidadania e violação dos Direitos Humanos no território nacional.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será executado na forma de “Artigo Científico” (com mínimo de 17 e no máximo 30 páginas), com os seguintes critérios:
- O tema do TCC deverá estar relacionado, obrigatoriamente, com o Curso;
- O processo estrutural e normativo para a elaboração da pesquisa será desenvolvido em conformidade com as normas técnicas adotadas pela Instituição de Ensino.
- Os trabalhos poderão ser enviados para publicação, com a finalidade de proporcionar ampla divulgação, seja em meio eletrônico ou em periódico físico, de acordo com os critérios da Coordenação do Curso.

FACULDADE VICENTINA
58 ANOS DE COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO.