A saúde mental no contexto eclesial tem se tornado um assunto cada vez mais relevante e importante de ser abordado. Em sentido amplo, cresce a consciência de que os presbíteros e os/as religiosos/as consagrados/as precisam enfrentar diversos desafios pastorais, vocacionais e existenciais, para além dos aspectos teológicos que caracterizam o chamado e a resposta vocacional. Entre os assuntos emergentes, entender como a vivência da religiosidade está relacionada as características de personalidade tem sido um importante ponto de partida para o estudo científico da experiência religiosa.

Os estudos recentes, em se tratando da relação entre a psicologia e o contexto formativo, buscam pelos aspectos propositivos da contribuição do saber psicológico, sendo que este deixa de ser um instrumento usado para “resolver problemas”, para se tornar promotor da saúde mental. Há uma mudança de perspectiva e todo um caminho para ser trilhado, justamente porque pressupõe que ao religioso/a consagrado/a ou ao diocesano seja oferecido um percurso formativo (inicial e permanente) que possibilite o conhecimento de si mesmo.

Entre as tantas possibilidades de estudo da relação entre a psicologia e o contexto formativo à vida religiosa consagrada e presbiteral, este grupo de estudo tem como objetivo analisar as características de personalidade dos/as vocacionados/as que pedem para ingressar nos contextos formativos à vida religiosa consagrada e presbiteral.

  • INVESTIMENTO

    Módulo I (de agosto a dezembro): 300,00 à vista ou quatro parcelas de 90,00.

  • MODALIDADE

    Aulas on-line ao vivo.

  • TURNO

    Período Noturno.

  • DURAÇÃO

    O grupo de estudo está programada para uma carga horária de 14 horas semestrais, distribuídos em 09 encontros de em torno de 1 hora e 30 minutos cada.

  • CARGA HORÁRIA

    45 horas

  • INFORMAÇÕES

    Mais informações:

    secretaria@faculdadevicentina.com.br

    (41) 3222-7716

  • OBJETIVO

    Tendo como base os pressupostos teóricos elencados no tópicos anteriores, propõem-se os seguintes objetivos específicos:

    1. Descrever as principais características de personalidade observadas entre os religiosos consagrados no período estudado;
    2. Estudar a correlação entre os aspectos sociodemográficos e os fatores de personalidade;
    3. Elencar os fatores e as facetas de personalidade em que se observa maior tendência à psicopatologia.
  • ENSINO VICENTINO

    A Faculdade Vicentina, com mais de seis décadas de tradição, carrega consigo um legado de excelência acadêmica e um compromisso com a promoção da dignidade humana em todas as suas manifestações. Como parte da Família Vicentina, a instituição abraça uma abordagem inovadora e ética para a educação, visando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

  • BENEFÍCIOS

    A Faculdade Vicentina, com mais de seis décadas de tradição, carrega consigo um legado de excelência acadêmica e um compromisso com a promoção da dignidade humana em todas as suas manifestações. Como parte da Família Vicentina, a instituição abraça uma abordagem inovadora e ética para a educação, visando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

  • Prof.Dr.Frei Vagner Sanagiotto

     Doutor em Psicologia

SOBRE O GRUPO DE PESQUISA

Os membros desse grupo são orientados com um método de trabalho baseado na metodologia ativa, que é um método educativo voltado para o ensino e aprendizagem centrado no sujeito ativo no processo de aprendizado. Este método educativo instiga o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, no qual os membros do grupo participam e se comprometem com o próprio aprendizado. Ao longo dos encontros, previamente preparados através da leitura de artigos enviado antecipadamente, gera uma aproximação crítica dos membro do grupo com a realidade, despertando a curiosidade mediante problemas e desafios concretos, desenvolve a autonomia, a disponibilidade e uso de recursos para analisar, levantar hipóteses e buscar soluções para os problemas.

A busca de solução para os problemas e as indagações suscitadas pelos membros do grupo, incentiva a pesquisa, contando com a mediação do professor na função de tutor, o que é fundamental para a construção do conhecimento. Um dos aspectos dignos de nota é que na metodologia ativa o conhecimento é construído na sua dinamicidade e ampliação das ideias, onde uma resposta pode trazer uma informação que sucinta outra pergunta e, consequentemente, outra resposta. A interação dos participantes gera troca de ideias e da reflexão conjunta na busca da solução de um mesmo problema. 

O grupo de estudo está programada para uma carga horária de 14 horas semestrais, distribuídos em 09 encontros de em torno de 1 hora e 30 minutos cada. Considerando que os encontros se baseiam na discussão de conteúdos previamente e estudados com antecedência, considera-se que a carga horária cumpre com os requisitos para o aprofundamento da temática estudada.

FACULDADE VICENTINA

57 ANOS DE COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO.

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