Em janeiro de 2025, o Papa Francisco destacou a importância da educação, especialmente para migrantes, refugiados e pessoas afetadas pela guerra. Em sua mensagem de vídeo para a intenção de oração do mês, ele afirmou: "Hoje vivemos uma 'catástrofe educativa'. E não é exagero. Por causa das guerras, das migrações e da pobreza, cerca de 250 milhões de crianças não têm instrução."
O Papa enfatizou que todas as crianças e jovens têm direito à educação, independentemente de sua situação migratória, e que a educação é uma esperança para todos. Ela pode salvar migrantes e refugiados da discriminação, de redes de delinquência e da exploração, além de ajudá-los a se integrarem nas comunidades que os acolhem. Francisco também lembrou que "quem acolhe um estrangeiro, acolhe Jesus Cristo".
A Faculdade Vicentina, comprometida com os valores cristãos e a promoção da dignidade humana, reforça a mensagem do Papa Francisco, reconhecendo a educação como um direito fundamental e um caminho para a construção de um mundo mais justo e humano.
Para assistir à mensagem completa do Papa Francisco, confira o vídeo abaixo: