A Faculdade Vicentina realiza, de 21 a 23 de outubro de 2026, o 47º Simpósio de Filosofia, dedicado à reflexão sobre as relações entre razão, fé e vida pública a partir do diálogo entre dois importantes pensadores contemporâneos: Jürgen Habermas e Joseph Ratzinger.

Sob o tema “Da consciência ao mistério: entre os limites da razão e da fé”, o Simpósio propõe um espaço de aprofundamento filosófico acerca das possibilidades e dos limites da racionalidade moderna, da contribuição da experiência religiosa e das condições necessárias para o diálogo em sociedades marcadas pela pluralidade de convicções.

O encontro toma como referência o debate entre Habermas e Ratzinger para refletir sobre questões que permanecem centrais na esfera pública contemporânea, como os fundamentos éticos da sociedade, a relação entre secularidade e religião, os limites da razão e a possibilidade de diálogo entre diferentes tradições de pensamento.

Ao longo de três dias, o 47º Simpósio de Filosofia reunirá a comunidade acadêmica e demais interessados em um ambiente de estudo, reflexão e interlocução filosófica.

  • INVESTIMENTO

    R$ 36,00
    Via PIX ou diretamente no Setor Financeiro da Faculdade Vicentina.

  • MODALIDADE

    Presencial, com transmissão ao vivo

  • DATA

    21 a 23 de outubro das 7h30 às 12h.

Programação Oficial

Dia 21/10 – Quarta-feira 

 

7h30 – 8h – Credenciamento

8h00 – 8h30 – Solenidade de Abertura (discursos, hino nacional, apresentação cultural)

8h30 – 9h20 – Conferência de Abertura “J. Habermas e J. Ratzinger em diálogo: sobre a religião no âmbito da esfera pública”, com o Prof. Ms. Leonardo Origuela - PUCPR

9h20 – 9h30 - Arguição: Prof. Dr. Antônio Djalma – Faculdade Vicentina 

9h30 – 9h40h – Perguntas

9h40 – 10h10 – Intervalo

10h10 – 10h20 – Momento cultural

10h20 – 11h10 – Primeiro painel: “Habermas: espaço público e pluralidade”, com o Prof. Dr. Delamar José Volpato Dutra – UEL

11h10 – 11h20 – Arguidor Prof. Me. Marcelo Bueno – Faculdade Vicentina 

11h20 – 11h50 – Perguntas

11h55 – Encerramento

 

Dia 22/10 – Quinta-feira

 

7h30 – 8h00 - Credenciamento 

8h00 – 8h10 - Abertura das atividades e apresentação cultural

8h10 – 8h55 – Primeiro Painel: “Joseph Ratzinger diante da modernidade: cristianismo, cultura e política no horizonte do Concílio Vaticano II”, com o Prof. Ms. Marcelo Sales - FAVI

8h55 – 9h05 – Mediadora - Profa. Dra. Leila Klaus – Faculdade Vicentina 

9h05 – 9h30 - Perguntas

9h30 – 10h00 Intervalo

10h – 10h10 – Momento cultural

10:10 – 11:50 – Lançamento de livros dos professores da Faculdade Vicentina

Mediação: Diretório Acadêmico DASTA

11h50 – Encerramento

 

Dia 23/10 – Sexta-feira

 

7h30 – 8h00 – Credenciamento e controle de frequência 

8:00 – 8:10 - Abertura das atividades e apresentação cultural

08h10 – 8h50 - Primeiro Painel: "Habermas e Ratzinger: a construção discursiva da razão e da fé na ação comunicativa", com a Profa. Dra. Ana Beatriz Dias – FAVI

08h50 – 09h00 – Arguição – Prof. Dr. Bortolo Valle – Faculdade Vicentina 

09:00 – 09:15 – Perguntas

09:15 – 9h50 – Intervalo

9h50 – 11h50 – Mesa-redonda: “Diálogo, democracia e consenso: a questão política em Habermas" com a Profa. Dra. Juliane Hey Melo – UNICURITIBA e o Prof. Me. Wesley Costa - PUCPR

Mediação – Prof. Thiago Vasconcelos – Faculdade Vicentina 

11h50 – 12h00 – Cerimônia de encerramento

Sobre o Simpósio

Em sua 47ª edição, o Simpósio de Filosofia da Faculdade Vicentina reafirma seu compromisso com a formação filosófica, o pensamento crítico e o diálogo entre diferentes tradições intelectuais.

Ao colocar em relação as contribuições de Habermas e Ratzinger, esta edição propõe examinar um dos desafios fundamentais do pensamento contemporâneo: compreender de que maneira razão, religião, consciência e ética podem participar da construção de uma esfera pública verdadeiramente plural e orientada ao bem comum.

FACULDADE VICENTINA

59 ANOS DE COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO.

SAIBA MAIS