Uma das disciplinas do curso de pós-graduação em Espiritualidade da Faculdade Vicentina é Inteligência espiritual. O módulo foi desenvolvido pelo professor Dr. Lademir Pietrich. Segue uma breve apresentação do tema feita pelo próprio professor.

A espiritualidade é algo inerente ao ser humano. Até o final do milênio anterior, a inteligência do ser humano foi medida basicamente em termos de Q.I. (Quociente Intelectual). Com a descoberta das Inteligências Múltiplas e seu posterior desdobramento em termos de Q.E. (Inteligência Emocional), o quadro da amplitude da inteligência humana foi sendo modificada. Atualmente, juntamente com o QI e o QE, uma nova dimensão da inteligência humana está ganhando espaço e se destaca como essencial para as questões fulcrais da existência humana; trata-se do QS (Inteligência Espiritual), o qual está diretamente ligado à capacidade de estar plenamente presente no aqui e agora, de atribuir significado à existência e de dimensionar a vida a partir de valores elevados e perenes.

A Faculdade Vicentina já formou quatro turmas de pós-graduação em espiritualidade na cidade de São Paulo, três turmas em Curitiba e atualmente duas turmas estão cursando.