No intervalo das aulas do dia 09 de maio de 2017, no hall de entrada da Faculdade Vicentina, aconteceu a cerimônia de posse do novo Centro Acadêmico. O evento contou com a presença do coordenador do curso de Filosofia, Prof. Dr. Luiz Balsan, professores, funcionários, alunos e da diretora da União Paranaense dos Estudantes (UPE). De maneira breve, a posse foi encaminhada pelo CRT (Conselho dos Representantes de Turma), seguida do discurso do novo presidente e de um tradicional coffee break.

 

Discurso do Presidente,

Bom Dia.
“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.” Nos lembra Dom Hélder Câmara.
Cumprimento os membros da Congregação da Missão na qual temos o carinho de chamá-la de Congregação Vicentina. Há 400 anos difundindo seu carisma a luz de São Vicente de Paulo, esse carisma alcança a tantos, uns pela entrega total outros por estar permeados aos seus ensinos.
Cumprimento à equipe gestora na pessoa do Padre André..., Professores e Funcionários... Também meu agradecimento aos amigos que aqui estudam e se preparam para a vida e sacerdócio, muito obrigado pelo apoio e confiança.
O Centro Acadêmico tem a missão de ser ponte. E isso desde o inicio temos convicção de que seremos. Com isso proponho para o nosso melhor convívio e crescimento pessoal alguns valores fundamentais:
Autonomia: esse valor que faz com que alguém se sinta capacitado para tomar suas próprias decisões e, dessa maneira, ser capaz de assumir suas responsabilidades. A responsabilidade é o contraponto da autonomia.
Tolerância: esse valor implica a aceitação e a compreensão da diversidade e multiplicidade da nossa sociedade complexa e contemporânea. Tolerância significa respeito, não relativismo ou abandono de nossos valores, mas capacidade de diálogo entre posições distintas.
Solidariedade: a solidariedade é princípio e valor, e faz parte de nossa identidade. A construção da cultura da solidariedade é responsabilidade comum da casa comum onde habitamos. O valor da solidariedade remete à consciência de que nossa formação só pode se desenvolver por meio do reconhecimento de que somos parte de um todo social e pertencemos a uma comunidade e que a desigualdade social afeta a todos e todos temos de contribuir para a mudança da sociedade.
Quero lembrar a vocês que propostas foram lançadas, outras o caminho se incumbira de mostrar, formamos esta equipe para buscar soluções as adversidades, fomos e seremos presentes em nossa instituição, sempre que precisar conte não só comigo mais com a equipe que assume comigo tal missão. Quero Lembrar aqui os membros do Conselho Executivo, que foram votados e eleitos para o Centro Acadêmico Vicentino 2017: Alex Júnior Sousa, Adriano Souza, Maria Ernestina Amaral, Carlos Gian, Alef Santos, Eduardo Santos.
A equipe que deixa esse cargo nosso cumprimento e agradecimento, desejo e conto com vossas ajudas, sozinhos não vamos longe, mais se somarmos forças caminharemos e chegaremos aos nossos objetivos.
Quero encerrar minhas palavras lembrando de uma frase de Guimarães Rosa, autor de Grande Sertão: Veredas: “Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe pra gente é no meio da travessia”. E nessa travessia buscamos a Aleteia – Verdade revelada.
Muito Obrigado.

Alex Júnior Sousa de Sousa
Presidente do Centro Acadêmico Vicentino 2017