Curso de Extensão em Filosofia e Mística I


 

A Mística como exercício de transcendência trata da saída do cárcere do ego: sair desse cárcere equivale a rastrear a não dualidade última de todas as coisas. A mística não é uma meditação ensimesmada, típica de alguns sábios orientais. É preciso ampliar o alcance da experiência mística e despojá-la de todas as suas conotações mágico-irracionais. Existe, uma articulação entre o místico e o crítico. A Filosofia, em sua última instância é um exercício místico na medida em que a razão postula sua auto insuficiência – sua incompletude.

 

Você é nosso convidado especial para participar deste percurso em direção ao pensamento tomista.

 


O Curso de Extensão Filosofia é Mística I está estruturado em quatro encontros, sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 21h. Será conferido certificado de 8 horas complementares para os participantes.

 

Primeiro encontro. 15/09/22 - Desafios conceituais. A mística no âmbito Filosófico. Filósofos que são Teólogos e Teólogos que são Filósofos.

Segundo encontro. 22/09/22 - Experiências místicas entre os gregos. A unidade (arché) Pré-socrática e a Metafísica Platônica.

Terceiro encontro. 29/09/22 - A experiência mística de Plotino enquanto fundamento para a mística cristã.

Quarto encontro. 06/10/22 - A experiência mística do Pseudo-Dionisio enquanto fundamento para a Mística cristã posterior.

 

Obs: O Curso de Extensão em Filosofia e Mística está estruturado em três módulos. A taxa de inscrição corresponde ao I módulo.


Professor: Prof. Dr. Bortolo Valle


 

 computador    Faça sua inscrição aqui: https://forms.gle/UykV6gR2GYxpdmfW6

 


 

Após realizar sua inscrição, você receberá um e-mail da Secretaria Acadêmica da Faculdade Vicentina com mais informações.