Desde os anos 90, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vem falando sobre a necessidade de uma maior preparação aos candidatos ao Seminário Maior. Na atual conjuntura vocacional brasileira, muitos candidatos demonstram fragilidades, seja no campo da formação humana e cristã, bem como no campo da formação intelectual. 

Nesta mesma direção, também se pronunciou o Papa João Paulo II. Acolhendo a reflexão dos padres sinodais, em sua Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis, de 1992, o Papa diz que muitos candidatos apresentam deficiências na formação acadêmica e na formação à vida de fé.  

Assim, a CNBB, unida ao pensamento do Santo Padre, insiste sobre a necessidade de um ano específico de preparação ao Seminário Maior, ao qual denominam Propedêutico

Propedêutico como parte do Carisma Vicentino

Nesse sentido, a Faculdade Vicentina é fiel ao Carisma de São Vicente de Paulo. Tocado pela situação de miséria espiritual e material do pobre povo, São Vicente sentiu a necessidade de melhor preparar os futuros presbíteros da Igreja, oferecendo-lhes pequenos retiros formativos, em vista do discernimento e responsabilidade que estavam assumindo no presbiterato. 

Novidade: modalidade on-line

A organização do mesmo é de responsabilidade das próprias comunidades (dioceses ou congregações). Mas, nestes novos tempos, buscando criar um elo de unidade, a Faculdade Vicentina remodela seu curso tradicional presencial do Propedêutico, para a modalidade on-line síncrona, pois entende que a união de esforços, partilha de experiências, de realidades formativas, além de diminuir custos, pode tornar a experiência bem mais enriquecedora. 

Ao optarmos pela modalidade on-line síncrona, o fazemos a partir de nossa experiência educacional nestes dois últimos anos. Afinal, juntamente com nosso quadro de professores e escutando os formadores, percebemos que nosso trabalho tem alcançado os objetivos propostos, visto a seriedade e o comprometimento de cada professor, que busca oferecer um conteúdo sério, profundo, atualizado, com textos e exercícios de fixação, bem como leituras complementares e trabalhos de pesquisa. 

Para as aulas, serão utilizadas salas virtuais na plataforma Zoom. E para compartilhamento de conteúdos e avaliações, a plataforma Moodle. Ambas têm proporcionado resultados satisfatórios e segurança necessária.

>>> Confira a matriz curricular e os professores do Propedêutico da FAVI

Unidos pela melhor formação

O Propedêutico da Faculdade Vicentina é um curso livre, que tem como principal objetivo somar forças com as dioceses e congregações em vista de oferecer uma formação adequada, partindo dos princípios formativos: humano, cristão, social, intelectual, comunitário e pastoral. Para, dessa forma, alicerçar bases sólidas aos candidatos ao Seminário Maior ou à Vida Religiosa. 

Com uma equipe de mestres e doutores, assessores e convidados, a FAVI busca promover, por meio do curso do Propedêutico, um espaço de estudo, integração e crescimento humano-cristão. O diálogo aberto com cada casa formativa, através de reuniões periódicas, numa ajuda formativa mútua, caracteriza o respeito da Instituição por cada discente. Ou seja, o ser humano é priorizado em sua totalidade.   

Nossa tradição vicentina, como formadores do clero, remonta à origem do nosso carisma. A seriedade, a competência e a fidelidade à vocação recebida fazem da FAVI, há mais de 50 anos, uma das mais respeitadas e reconhecidas instituições formativas. A Faculdade Vicentina obteve a nota 4 em todas as avaliações do MEC, o que a coloca entre as melhores instituições de ensino do país, visto que o índice pode variar de 1 a 5. Esse cálculo leva em consideração as pontuações dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Ademais, estamos em 12º lugar no ranking das Instituições de Ensino Superior (IES) de Curitiba, conforme publicou o Jornal Plural, entre as 59 IES que atuam na capital paranaense.

Projeto pedagógico

Nosso projeto pedagógico está fundamentado em dois semestres, com aulas de segunda à quinta-feira, e carga horária de 314h por semestre, acompanhando o calendário letivo dos cursos de graduação da IES. As atividades diárias são realizadas das 7h30 às 11h10, com um intervalo de 20 minutos. 

Aos alunos, também será oferecido o curso de extensão em Latim, ministrado pelo professor Ms. Thiago Onofre Maia. Serão duas horas semanais, na quinta-feira, das 19h30 às 21h10. 

Além disso, nossa Faculdade tem a tradição de realizar os Simpósios de Filosofia e de Teologia, bem como manhãs de formação interdisciplinar. Eventos que representam mais oportunidades de troca e crescimento no ambiente acadêmico.

>>> Saiba mais sobre o Propedêutico da FAVI