“Todas elas: pensamento feminino em movimento”. Este foi o tema que conduziu os três dias de atividades do XLII Simpósio de Filosofia e o VIII Simpósio de Teologia da Faculdade Vicentina, realizados de 27 a 29 de outubro de 2021, de maneira virtual.

Importância das temáticas discutidas

No discurso de abertura do evento, Pe. Ilson Luis Hübner, diretor geral da FAVI, afirmou que a escolha do tema, em tempos tão desafiadores, nos leva a ter coragem de ousar pensar mais longe. 

“Pensar o mundo hoje a partir da ótica do pensamento feminino nos desafia a mudar o nosso ponto de partida, a abrir janelas, escancarar portas, por vezes fechadas por tolas posturas e preconceitos. Sim, é possível filosofar e teologar a partir do mundo, da ótica, do pensamento feminino. A história nos mostra que, por inúmeras vezes, foram elas que romperam barreiras, conceitos, paradigmas, tornaram-se heroínas famosas e anônimas, deixando pegadas profundas em todos os campos da humanidade”, ressaltou o diretor.

Programação

Na manhã de quarta-feira, Dra. Yara Frateschi (Unicamp) foi a responsável pela conferência de abertura do Simpósio, com uma fala sobre “A ausência das mulheres no cânone filosófico”. O momento também teve a participação do professor Dr. Edimar Brígido (FAVI), como arguidor.

Em seguida, as professoras Dra. Léa Silveira (UFLA) e Dra. Danielle Magalhães (UFRJ) compuseram uma mesa-redonda que ressaltou as contribuições de pensadoras como Simone de Beauvoir e Silvia Federici. A mesa contou com a mediação da professora Ana Paula Cunha.

O segundo dia de evento começou com a apresentação de pesquisas de discentes, com a mediação do aluno Rafael Cordeiro, da graduação em Filosofia da FAVI.

Após o intervalo, foi a vez da conferência da professora Dra. Ir. Adair Sberga (USP), intitulada "A formação da pessoa em Edith Stein". E também das contribuições do professor Ms. Eli Carlos DalPupo (FAVI), como arguidor. 

Na última manhã, os professores Ms. Frei Rafael Santamaria (Studium Theologicum) e Dr. Remo M. Filho (PUC-Rio) compuseram o Painel Teresa de Ávila. Eles dialogaram sobre “Teresa de Jesus, mística e liberdade” e “Teresa de Ávila e o gênero epistolar”, com a mediação do professor Dr. Léo Peruzzo (FAVI). 

E a conferência de encerramento foi ministrada pela professora Dra. Maria Clara Lucchetti Bingemer (PUC-Rio), sobre “A mística em Simone Weil”, com a participação do Dr. Bortolo Valle (FAVI).

A saber, o evento foi organizado pelos estudantes que compõem o Diretório Acadêmico da FAVI, com a coordenação do professor Dr. Edimar Brígido