Querida comunidade acadêmica

 

Nos aproximamos de mais um fim de ano, que seguramente será diferente de todos os outros já vividos e celebrados por nós em nossas comunidades e famílias. 

Ao olharmos para trás, vemos que foi um ano intenso, cheio de novidades e de desafios. Seguramente, o verbo que melhor define este ano é “aprender”. Aprendemos a viver cada dia, com suas novidades e seus desafios. Aprendemos a nos renovar; aprendemos que para responder aos desafios se faz necessário estar abertos em todas as dimensões e que não podemos nos perceber já completos ou prontos. Aprendemos que somos capazes de acolher novas metodologias, novas formas de ser e de viver. Aprendemos a respeitar o espaço do outro, a ficar longe, a estar distante fisicamente, mas nunca afetivamente.  Aprendemos a manifestar nosso carinho de longe, por diversos meios, mas com a mesma intensidade de calor humano. Aprendemos que também temos a necessidade de aprender.

Como comunidade acadêmica, vivemos todos estes desafios e nos deixamos desafiar pelo novo, fomos capazes de responder, em nossas diferentes atividades, com a mesma qualidade que sempre nos caracterizou e que continuou a marcar este novo modelo de trabalho e de ensino.  

Nestes últimos dias deste ano tão diferente, só nos resta agradecer a Deus por cada dia vivido, por nos ter proporcionado a oportunidade de viver o novo, de crescer como pessoa, de valorizar os pequenos gestos. Agradecer a Deus por nos mostrar sua presença solidária e companheira em nosso caminhar, fazendo-se caminhante, peregrino e solidário em nossas perdas e vitórias.

Ao preparar nosso coração para os festejos natalinos, saibamos acolher, como Maria, a Encarnação em nossa vida, fazendo-nos discípulos do Verbo Encarnado. E que com Ele possamos construir um novo ano, alicerçado nos valores do Evangelho, testemunhando em cada atividade a presença da Graça reconfortante e inovadora que nos faz sonhar e acreditar que é possível sim viver estes novos tempos.

Em nome da Faculdade Vicentina, desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações, com a proteção e intercessão de São Vicente de Paulo.

Cordialmente,

 

Pe. Ilson Luís Hübner
Diretor geral da FAVI