Na manhã desta quarta-feira, 28 de outubro de 2020, teve início o XLI Simpósio de Filosofia e o VII Simpósio de Teologia da Faculdade Vicentina, com uma programação voltada ao tema “Fé e saber: o humano e o divino na sociedade secularizada”. Pela primeira vez, convidados e participantes se reuniram virtualmente, respeitando as medidas preventivas relacionadas à Covid-19.

Fazendo a acolhida a todos os presentes, Pe. Ilson Hübner, diretor geral da FAVI, destacou a importância do evento e agradeceu a todos os envolvidos em sua realização. “Espero que esses dias de reflexão nos aproximem daquilo que nós somos: humanos e divinos”, disse.

“A participação de cada um de vocês evidencia o quão vibrante é a nossa instituição, evidencia que somos um organismo vivo, que temos alma, que temos energia para realizar e transformar a realidade”, observou Icson Rodrigo Gentek, presidente do Diretório Acadêmico Kairós, em seu discurso.

Prof. Cesar Simpósio 2020Conferência de abertura

O primeiro convidado a compartilhar seus conhecimentos com o público foi o professor Dr. Cesar Kuzma. “Gostaria de parabenizar pela escolha do tema, especialmente considerando a pandemia e a situação pós-pandemia que ainda está por vir, para pensarmos que mundo queremos construir”, comentou no início de sua fala.

Ele ministrou a conferência “Religião e Religiosidade no Brasil de hoje: desafios teológicos em uma sociedade secularizada, plural e desigual”, abordando as diversas concepções que compõem a realidade em que estamos inseridos. Também trouxe provocações sobre como a religião tem ocupado o espaço público e seu papel para a cidadania, a educação e uma sociedade mais justa, ética e voltada ao bem comum. “Estamos vivendo hoje a urgência de construir uma nova teologia política”, observou.

Em seguida, o professor Dr. Luiz Balsan, coordenador do curso de Filosofia da FAVI, complementou a temática, fazendo um paralelo com as sérias tendências de polarização do mundo atual e lembrando que o cristianismo, por essência, é plural. 

Print 44Painel sobre Michel Foucault

Na volta do intervalo, os participantes foram recebidos com um momento cultural com voz e violão, no qual o aluno Matheus Corrêa de Oliveira, do segundo ano da Graduação em Filosofia da FAVI, apresentou duas canções.

O restante da manhã foi preenchido pelo Painel “Michel Foucault”, mediado por Felipe Teider, estudante do curso de Filosofia.  

O professor Dr. Thiago Calçado falou sobre “Poder, subjetividade e verdade: humanidade e sentido em Michel Foucault”. Além de aprofundar o conceito de subjetivação, o palestrante chamou a atenção para as possibilidades de diálogo entre as teorias do pensador francês e os discursos de ódio incitados na internet e potencializados pelas redes sociais.

Prof. Priscila Simpósio 2020Em seguida, a professora Dra. Priscila Vieira conduziu sua palestra, intitulada “Sobre o diagnóstico do presente em Michel Foucault”, baseada em três eixos: as concepções de história e presente, exemplos de militância da biografia do autor e alternativas de aproximação com questões contemporâneas.

Ainda é possível fazer inscrição e participar dos demais dias do evento. Confira a programação completa e saiba mais.