A publicação mais recente do Pe. Eliseu Wisniewski, integrante da Congregação da Missão Província do Sul e do corpo docente da Faculdade Vicentina, traz aos leitores uma análise sobre o livro A Igreja em transformação. Razões atuais e perspectivas futuras (Paulinas, 2019). 

A obra é de autoria de Mario de França Miranda, doutor em Teologia que já foi membro da Comissão Teológica Internacional do Vaticano, assessor do CELAM e da CNBB. E relaciona tensões presentes na sociedade atual e como elas se dão também na Igreja. Também apresenta reflexões relacionadas ao pontificado de Francisco e suas transformações.

"Experimentamos mudanças institucionais e doutrinais que buscam caracterizar a Igreja como: missionária e descentrada; configurada pela colegialidade episcopal e pela sinodalidade de todos os seus membros; respeitosa das diversas culturas; seriamente voltada para os pobres e marginalizados. Tudo isso traz consequências. Internamente, vivemos uma situação tensa, marcada por oposições e resistências", escreve Pe. Eliseu.

Leia aqui o texto na íntegra.