Simpósio Dia 4 3No início da manhã desta sexta-feira, 25 de outubro de 2019, a participação especial do Quarteto Vocal Soul da FAE Business School foi a primeira atração do último dia do XL Simpósio de Filosofia e do VI Simpósio de Teologia da Faculdade Vicentina – que abordaram o pensamento medieval ao longo de quatro dias de evento.

A programação teve continuidade com a apresentação de sete trabalhos de pesquisa do corpo discente, com a fala de alunos do 2º ano de Filosofia – Felipe Teider de Godoi, Gabriel Dombroski Fiatcoski, Jordhan Victor Gularte, Osmair Sandeski, Frei Kater Vinicius dos Santos, Patrick Luan dos Santos e Mateus Henrique Costa Silva.

Na volta do intervalo, os presentes puderam contemplar uma mostra de música sacra, com o Coral Cáritas. Em seguida, foi realizado o lançamento de dois livros: “O Futuro da Filosofia”, organizado por Léo Peruzzo, e “Simone Weil - Ser e Sofrimento”, de Denis André Bez Bueno e Bortolo Valle. 

Simpósio Dia 4 livrosEste momento foi marcado, ainda, por uma homenagem ao professor Bortolo, pelos 32 anos de docência. “Este livro também é uma espécie de agradecimento por seu esforço contínuo de formação e suas contribuições para a Filosofia”, disse professor Léo, ao falar da obra que organizou com a colaboração de outros autores e de sua experiência como aluno do Bortolo. 

O Diretório Acadêmico realizou, ainda, um sorteio de livros, aos participantes inscritos. 

Painel de encerramento

O painel de encerramento, intitulado “As mulheres na Filosofia”, ficou a cargo de Bortolo Valle (FAVI/PUCPR) e Karla Pinhel Ribeiro (UNICURITIBA).

Em sua fala, o professor relembrou um pouco do contexto da Idade Média e como as mulheres eram vistas, provocando os presentes a contribuírem para dar visibilidade aos seus estudos. E destacou a atualidade de vários conhecimentos da filosofia medieval, que influenciaram outros pensadores. 

Dra. Karla também convidou os presentes a reconstruir o olhar filosófico a partir da participação das mulheres. E enfatizou o importante papel de Hannah Arendt, conhecida como “filósofa das origens” ou “filósofa dos começos”, resgatando a influência do pensamento medieval de Santo Agostinho na obra desta autora. A palestrante apresentou quatro conceitos principais que foram desenvolvidos a partir desta influência: natalidade, liberdade, trabalho e banalidade do mal. 

Simpósio Dia 4 CoralAgradecimentos

“Durante essas quatro manhãs, tivemos a oportunidade de vivenciar, na fala de nossos conferencistas, diversos temas da Idade Média, como o embate entre fé e razão e seus desdobramentos epistemológicos”, disse o presidente do Diretório Acadêmico Kairós, Icson Rodrigo Gentek, ao final do evento. 

Ele agradeceu a todos que colaboraram para a realização do Simpósio, citando também os patrocinadores e colaboradores: Mitra da Arquidiocese de Curitiba, Editora Paulus, Editora Ave Maria, Livrarias Curitiba, Rede de Educação Vicentina, Congregação da Missão Província do Sul e coordenação de cultura da Universidade Federal do Paraná.

Veja as fotos na página da FAVI no Facebook.

Fotos: Geovanni C. De Luca