Simpósio Dia 3 3A programação do terceiro dia (24 de outubro) do XL Simpósio de Filosofia e do VI Simpósio de Teologia da Faculdade Vicentina teve início com a apresentação cultural do estudante Mateus Borodiak, do 3º ano de Filosofia. 

Em seguida, o Pe. Gabriel Vecchi, monge do Mosteiro Trapista, falou sobre “O monaquismo beneditino na Idade Média”, destacando dois movimentos principais: a instituição do monacato beneditino, no século VI, e a Reforma Gregoriana, no século XI. O palestrante também recordou parte da biografia de São Bento e ressaltou o aspecto positivo das crises. “Toda reforma da Igreja é fomentada por uma crise. E a solução é sempre uma reforma cíclica, que começa a partir de indivíduos carismáticos”, afirmou. 

Após o intervalo, o professor Lúcio Souza Lobo, da Universidade Federal do Paraná, conduziu a conferência intitulada “A doutrina da analogia segundo Santo Tomás de Aquino”, na qual procurou expor como Tomás de Aquino encontrou uma solução lógica-linguística para resolver alguns questionamentos, tais como: “Se Deus está além de todas as coisas, como é possível falar sobre Ele? E como é possível fazer ciência sobre Deus?”. 

Simpósio Dia 3 2Nesta data, os professores Luiz Balsan e Pe. Domênico Costela foram os responsáveis pela arguição e mediação das perguntas dos participantes, auxiliando na ampliação do debate sobre as temáticas abordadas.

Participe!

Ainda é possível fazer inscrição e participar do último dia de evento. Basta comparecer à Faculdade Vicentina, realizar o cadastro e o pagamento da taxa de inscrição na entrada do auditório. Confira a programação de sexta-feira.

Veja as fotos na página da FAVI no Facebook.