Banner vestibular 02

Pós em Gestão aborda Teoria Geral da Administração

Teoria Geral da Administração foi o tema do terceiro módulo da pós-graduação em Gestão de Instituições Sociais e Obras Religiosas da Faculdade Vicentina, cujas aulas foram realizadas nos dias 16 e 17 de agosto. O professor responsável pela disciplina foi o Romeu Rössler Telma, doutor em Administração Estratégica.

“Procurou-se proporcionar aos alunos uma perspectiva atualizada, com uma preocupação fundamental qual seja a da ‘teoria aplicada’”, destacou o professor.

Além de traçar uma retrospectiva da evolução da administração ao longo da civilização humana e da integração da administração com a evolução das tecnologias ao longo dos séculos, o módulo aprofundou aos alunos as funções do administrador (planejar, organizar, dirigir e controlar) e das organizações (produção, serviços, finanças, recursos humanos e marketing). 

“Depois desta retrospectiva histórico-analítica, aprofundaram-se conceitos práticos, os quais são necessários e imprescindíveis aos administradores e gestores de instituições religiosas e de obras sociais. Diferenciando gestão e administração, apresentou-se o quadro geral da administração estratégica – visão sistêmica que todo administrador precisa aplicar para bem desempenhar suas responsabilidades. Partindo do conceito de estratégia, salientou-se a importância da sequência ou do ciclo estratégico: Planejamento, Implementação e Controle, apresentado sob uma perspectiva sistêmica, na qual se parte de uma análise dos ambientes externo, competitivo e interno, para somente então passar ao estágio do planejamento propriamente dito”, relatou Dr. Romeu.

Outro tópico contemplado foi a diversidade nos tipos de estrutura organizacional e suas relações com a estratégia. Exercícios práticos também fizeram parte do final de semana de formação.

Tempo bem aproveitado

Para Dr. Romeu, o tempo da disciplina foi muito bem aproveitado. “Não se perdeu tempo mesmo durante os intervalos, quando havia perguntas e comentários inerentes ao conteúdo do curso e a eventuais aplicações dos conceitos em projetos e planos de diferentes instituições. Notou-se claramente o alto interesse dos alunos, os quais, em sua diversidade tanto de formação quanto de experiência em administração manifestaram preocupação em como melhor aplicar os conceitos de administração em suas respectivas organizações. Houve tempo para perguntas, debates, esclarecimentos, expressão de opiniões e manifestações quanto a estes conteúdos e aos próximos”, observa.

Teoria e prática

“De acordo com as opiniões dos próprios alunos, os temas abordados na disciplina servirão de base para uma série de atividades e iniciativas, as quais podem ir desde uma simples reorganização administrativa de alguma unidade, até uma abordagem ampla e complexa que abranja uma reestruturação organizacional”, conta o professor. 

E este olhar, despertado pelas aulas, deverá ter continuidade nas organizações, a partir de metodologias para coleta de dados e transformação destes em informações úteis para tomadas de decisão. 

“Importante é frisar que toda e qualquer organização não apenas pode, mas deve ser bem administrada, dentro da missão, da visão e dos princípios que regem a cada uma delas, conceitos estes emanados dos próprios fundadores e idealizadores”, conclui Dr. Romeu.

Saiba mais sobre o professor

Romeu Rössler Telma graduou-se em Administração Pública e de Empresas pela UFPR em 1970. Na sequência, foi selecionado para uma bolsa de estudos da Comissão Fullbright, para cursar o Mestrado em Administração de Marketing na Ball State University, Indiana, Estados Unidos, obtido em 1972. 

Alguns anos mais tarde, conquistou seu Doutorado, em Administração Estratégica, pela Universität Mannheim, em Mannheim, Alemanha, a mais conceituada escola de negócios da Alemanha e uma das “Top 10” nos rankings mundiais. Domina cinco idiomas e é especializado em Dinâmica de Sistemas.

Como professor titular da UFPR, procurou aliar teoria e prática em sua vida profissional, lançando os primeiros cursos de pós-graduação em Administração, e criando centros de pesquisa . Atuou como executivo do governo do Paraná para atração de empresas para a incipiente CIC- Cidade Industrial de Curitiba, e na condução de missões internacionais com a mesma finalidade.

Em 1985, fundou a Intermanagement Consultoria, pela qual atendeu em torno de 45 empresas e organizações cooperativistas nas áreas de marketing e administração estratégica. Atuou, também, nas áreas de pesquisa de marketing e informações de mídia.

Atualmente, dedica-se à consultoria, a treinamentos e palestras, estudos e pesquisas, e participa dos programas de MBA FIEP - Universidade Steinbeis/Berlin e do MBA-Agro da UFPR. Está consolidando alguns livros, que pretende finalizar no próximo ano.