Gestão sob a ótica dos documentos da Igreja foi o tema trabalhado durante o segundo módulo da pós-graduação em Gestão de Instituições Sociais e Obras Religiosas, cujas aulas aconteceram nos dias 19 e 20 de julho, na Faculdade Vicentina. A disciplina foi ministrada pelo professor Adilson Souza, superintendente do Instituto Axis de Belo Horizonte, que assessora diversas Congregações Religiosas, Arquidioceses e Dioceses, há mais de 20 anos.

“Foi uma abordagem ‘documental’, ou seja, extraí dos diversos, inúmeros e valiosos documentos da nossa Igreja vários pontos que cruzavam a área gerencial com a questão do patrimônio (bens, direitos e obrigações) da Igreja. E, ao mesmo tempo que o assunto era explanado e discutido, eu procurava trazer à tona experiências diversas em mais de 150 instituições eclesiásticas já atendidas ao longo de minha trajetória e os desafios das mesmas no seu dia a dia. Concomitantemente, os alunos - bem participativos - também colocavam suas experiências afins da entidade ao teor do material apresentado”, conta o professor.

Para ele, o final de semana de aulas em Curitiba foi muito produtivo: “O assunto me atrai, a causa me consome. Então, falar da Igreja, de documentos canônicos, das instituições diversas e das possibilidades de melhoria das mesmas, bem como da perenidade dos espaços de evangelização, é algo bem interessante e prazeroso”. 

Dimensão prática

A possibilidade de contribuir, de maneira prática, nos contextos em que os alunos estão inseridos também foi um aspecto de destaque deste módulo. “Acredito que, dado o enfoque legal dos documentos canônicos e da (breve) parte da legislação civil também abordada em alguns momentos, os alunos terão maiores e melhores possibilidades na gestão dos bens eclesiásticos e uma maior proteção aos mesmos. Os cases abordados em sala de aula poderão propiciar a todos uma boa experiência a ser traduzida na prática, dado que todos os cases citados são reais e ocorreram em instituições similares àquelas das quais os alunos fazem parte. Eu espero que o dia a dia de todos possa ser melhor gerenciado e os trabalhos possam ser conduzidos com uma leveza maior”, comenta o especialista.

Pos Gestao Mod 2 3Saiba mais sobre o professor

Adilson Souza é graduado em Matemática e Física. Possui especializações em Qualidade, em Gestão e em Meio Ambiente; MBA em Gestão Estratégica e MPA em Administração Pública. É mestre em Engenharia Metalúrgica. Fez dois cursos de gestão na Fundação Dom Cabral (especializada em Formação para Executivos). 

Também traz no currículo a experiência de cursos de curta duração em renomadas instituições internacionais. Na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, estudou gestão de bens da Igreja e o Livro V do CDC. Já na Universidade de Roma, adquiriu mais conhecimentos sobre recuperação de créditos fiscais. E no Goddard College (EUA), a temática estudada foi inovação em educação.

Atuando como professor desde os 21 anos anos de idade, Adilson tem mais de 30 anos de vivência em salas de aula, em escolas de educação básica, cursos profissionais, técnicos, graduação, tecnólogos e especializações. Também já trabalhou na área industrial, durante a construção do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte; foi diretor e gerente de escolas católicas na capital mineira e em Recife; diretor de escolas do SENAI e do SESI; gerente de um abrigo (antiga FEBEM) e de um presídio com metodologia APAC. 

Atualmente, é professor na Universidade de Itaúna, no Instituto São Tomás de Aquino (ISTA) e integrante do corpo docente da pós-graduação da FAVI. Além de ser responsável pela superintendência do Instituto Axis.