Demonstrando o comprometimento do corpo docente com a área da pesquisa científica, a Faculdade Vicentina celebra o lançamento do livro Padre Cícero - Para fazer valer a justiça e a verdade. Trata-se de mais uma obra escrita pelo professor Dr. Edimar Brígido. Desta vez, o tema abordado foi o julgamento eclesiástico de Padre Cícero.

A publicação faz parte da coleção “Grandes julgamentos da história”, coordenada por Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes. O prefácio é assinado por René Ariel Dotti.

O livro é destinado aos alunos de Filosofia, Teologia, Direito e Ciências Humanas em geral. E já está disponível para aquisição por meio do site ou Televendas da Juruá Editora. Em breve, também em livrarias.

Resumo

Isento de adornos que possam macular os fatos, recorrendo ao mastro da ciência e à bússola da justiça, retornaremos ao Brasil de antigamente, quando reis e bispos detinham quase todo o poder e revisitaremos palácios e tribunais eclesiásticos a fim de reconstruir a hermética “questão jurídico-religiosa de Juazeiro”. “Para fazer valer a justiça e a verdade”, longe de abrir espaço para um acalorado revisionismo histórico, o que se pretende é analisar as partes do processo jurídico-episcopal que condenou padre Cícero Romão Batista ao banimento, evocando especial atenção ao que postulamos ser os quatro principais erros processuais – a precipitação; a informalidade; a injustiça; a interpretação – que, se observados a seu tempo, teriam resultado em um desfecho totalmente diverso daquele que foi proferido.

Leia mais: Entrevista sobre a condenação e o processo de reconciliação do Pe. Cícero - Dra. Annette Dumoulin

IMG 8694