Daqui a poucos dias, um dos principais biblistas em atuação no Brasil estará na Faculdade Vicentina para duas palestras gratuitas, focadas na Campanha da Fraternidade 2019. O professor Dr. Matthias Grenzer é um dos autores do texto-base da campanha e proporcionará aos participantes um aprofundamento bíblico sobre o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”.

Para adiantar um pouco do conteúdo que ele irá abordar nos dias 27 e 28 de março, o professor Matthias enviou o texto abaixo. Confira:

"Como eram as políticas públicas no tempo de Jesus? E como Jesus de Nazaré reagiu a tais políticas? De um lado, a região de Samaria e Judeia estava sendo administrada diretamente por um funcionário romano. Nos anos de 26 a 36 d.C., este era Pôncio Pilatos. De outro lado, na região da Galileia, de 4 a.C. a 39 d.C., governava ainda o herodiano Herodes Antipas. No entanto, também este se encontrava subjugado ao Império Romano. O povo judeu, por sua vez, sofria, neste contexto político, sobretudo com os impostos cobrados pelos romanos. Perdas de bens por meio de endividamentos e, consequentemente, a fome marcavam a época em que Jesus se propôs a anunciar o seu Evangelho da ‘vinda do Reino de Deus’. Tal boa nova, de certa forma, incluía uma clara contraproposta às políticas promovidas pelas hierarquias políticas, seja por parte do Império Romano, seja por parte das lideranças pertencentes ao povo judeu. Descobrir os marcantes pormenores do Evangelho anunciado por Jesus, especialmente em vista de políticas públicas que não visavam à sobrevivência digna de todos e à inversão do destino dos miseráveis, será a tarefa principal do encontro de estudos previsto aqui".

>>> FAÇA SUA INSCRIÇÃO.

Arte Campanha Fraternidade Prof. Matthias