A Faculdade Vicentina tem a honra de convidar todos os professores, alunos e a comunidade para a missa de abertura do ano letivo, que será realizada nesta sexta-feira, dia 8 de fevereiro, às 9h, na Igreja São Vicente de Paulo.

Após a celebração eucarística, haverá a Aula Magna de 2019, ministrada pelo professor Dr. Fabrizio Zandonadi Catenassi, com o tema “A Bíblia como literatura”.

“A pesquisa bíblica tem como que redescoberto os traços estilísticos e literários que estão presentes nos textos que compõem a Bíblia, especialmente nas investigações estadunidenses e da escola francófona. Por cem anos, um método de análise chamado histórico-crítico foi hegemônico na análise da Sagrada Escritura, o qual, sendo válido e necessário, contudo, acaba por não colocar tanto em evidência o texto final quanto seu processo de gênese. Diante disso, é fundamental resgatar abordagens sincrônicas à Sagrada Escritura, o que é essencial para a compreensão da Bíblia como um grande projeto teológico-literário, auxiliando sobremaneira a animação bíblica da pastoral”, explica o professor, sobre a motivação para escolha deste tema para sua conferência.

Na primeira parte da aula, será traçada uma linha histórica da pesquisa bíblica, passando pela Patrística, Idade Média e Idade Moderna. Na sequência, serão apresentados traços da pesquisa recente que considera a Bíblia como literatura, particularmente, da análise narrativa.

A atividade é gratuita, aberta a todos os interessados.