Estão abertas as inscrições para a pós-graduação em Arteterapia – curso que a Integrarte - Centro de Atividades, de Belo Horizonte (MG), promove há anos na cidade de Curitiba (PR), em parceria com a Faculdade Vicentina.

As aulas são realizadas nas dependências da FAVI, localizada na Av. Jaime Reis, 531A, no bairro São Francisco. E as atividades da próxima turma terão início no dia 2 de fevereiro de 2019.

Processo terapêutico

arteterapia 2O homem utiliza a arte desde o tempo das cavernas, mas a arte como base para uma terapia vem sendo pesquisada e aplicada desde o século 19. A Arteterapia, como diz o nome, é o uso da arte como terapia em um processo terapêutico que visa estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a consciência do sujeito sobre si e sobre sua existência.

Utiliza a expressão simbólica através de várias modalidades expressivas, sendo essas usadas de forma espontânea, tais como pintura, modelagem, colagem, desenho, tecelagem, expressão corporal, sons, música, criação de personagens e outros. Fundamentalmente, trabalha com as artes plásticas com a finalidade de propiciar mudanças psíquicas e a expansão da consciência, reconciliação de conflitos emocionais, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Pode ser aplicada individualmente ou em grupo, em crianças, adolescentes, adultos, terceira idade ou pessoas com necessidades especiais.

Na Arteterapia, são criados vários canais de comunicação não-verbal, e a expressão do inconsciente é facilitada através de recursos plásticos que permitem o direcionamento da energia psíquica na produção criativa.

Ao ordenar, estruturar e transformar os diferentes materiais em arte, o indivíduo, analogamente, também cria condições internas de ordenação, estruturação e transformação. “Os símbolos que surgem nos sonhos e nas produções plásticas revelam claramente como e onde as energias psíquicas perderam a harmonia. E é isso que faz o ser adoecer, como já demonstrado pela psicossomática”, esclarece a psicóloga e arteterapeuta Otília Rosângela Souza, diretora da Clínica Integrarte - Centro de Atividades, com larga experiência na área, atendendo individualmente e em grupos no Brasil e exterior.

A arteterapeuta Otília Souza acrescenta ainda que trabalhar com a criatividade e múltiplos processos de criação permite que elementos da natureza e do próprio dia a dia insiram-se no cotidiano, possibilitando uma maior interação do homem com o ambiente e grupo social, levando-o a desfrutar de uma vida mais saudável.

arteterapia 1A Arteterapia pode ser aplicada em empresas ou instituições. Neste caso, o trabalho visa ao desenvolvimento da criatividade, do potencial pessoal e a diminuição do stress. Em escolas, trabalha o desenvolvimento da criatividade, e o processo que o criar envolve: medo da expressão, do julgamento, ansiedade, autoestima, segurança nos relacionamentos. Em consultório, o arteterapeuta vai conhecer o cliente por meio das imagens produzidas e ajudá-lo no autoconhecimento e equilíbrio interior.

Considerada como uma terapia que propicia resultados em um breve espaço de tempo, a Arteterapia vem crescendo no Brasil nas últimas décadas. Existem associações de Arteterapia em 12 estados do Brasil, todas pertencentes à União Brasileira das Associações de Arteterapia (UBAAT). Já foram realizados vários congressos nacionais e internacionais, que reuniram profissionais de várias regiões brasileiras, da Europa e da América do Norte, onde a Arteterapia é bastante difundida. Em 2011, a cidade de Ouro Preto (MG) sediou o III Congresso Latino-Americano de Arteterapia, do qual Otília Rosângela Souza foi a organizadora. Em outubro de 2018, acontecerá o XIII Congresso Nacional de Arteterapia, em Santa Catarina.

Neste link, estão disponíveis informações sobre matriz curricular, corpo docente, calendário de aulas e investimento.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para saber mais, entre em contato pelo telefone: (41) 99697-5313.

Veja o vídeo com a coordenadora da pós-graduação em Arteterapia, Ms. Otília Rosângela Souza, explicando as diversas aplicações do curso: