No mês de maio de 2018, alunos do primeiro e do terceiro ano de Filosofia da Faculdade Vicentina fizeram parte das atividades relacionadas à celebração de Corpus Christi na Igreja São Vicente de Paulo, localizada no bairro Mercês, em Curitiba, ao lado da FAVI. Eles foram acompanhados pelo Pe. Edson Friedrichsen, que também integra a comunidade acadêmica da faculdade e, até o ano passado, exercia o cargo de administrador.

A seguir, está o relato deles sobre esta experiência de convivência com a comunidade e sua importância para a formação:

“Durante a semana que antecedeu o evento de Corpus Christi da Arquidiocese de Curitiba, os seminaristas vicentinos Alisson, Fernando, Gabriel e Igor ajudaram na pintura das pedras que seriam utilizadas na confecção do tapete, junto com a comunidade da Paróquia São Vicente de Paulo. Foi um momento de interação e conhecimento maior da realidade da paróquia e dos paroquianos.

Os seminaristas, citados acima, também se fizeram presentes na confecção do tapete no dia de Corpus Christi (31 de maio). Logo amanhecendo o dia, a comunidade se reuniu no salão paroquial para iniciarem as atividades com um momento de oração, o pároco Padre Edson Friedrichsen deu-nos a benção e partimos rumo à Avenida Cândido de Abreu para iniciar a confecção. Chegando no local, o tapete foi confeccionado. O que nos chamou a atenção foi a disponibilidade da senhora Palmira (paroquiana), que se preparou com um café maravilhoso, tanto para aqueles que estavam trabalhando, quanto para os moradores de rua que por ali passavam. Damos destaque também para a participação das Irmãs, Filhas da Caridade e dos jovens da Juventude Mariana Vicentina (JMV). Os jovens participaram pela primeira vez da confecção do tapete. É de grande importância a participação deles, visto que o grupo é novo e são essas atividades que os motivam e fortalecem a caminhada como jovens engajados na Igreja e participantes nas atividades da Paróquia.

O evento de Corpus Christi de 2018 foi um momento maravilhoso. Segundo o nosso Arcebispo José Antônio Peruzzo, estiveram presentes mais de 100 mil pessoas (Arquidiocese de Curitiba). A fé que nos move é algo que motiva a nossa caminhada vocacional. Ao ver aquelas pessoas cantando e rezando alegres ao confeccionar os tapetes, sentimos a real presença de Jesus; ao ver aqueles que saem felizes ao receber um sanduíche que a dona Palmira dava, também sentimos a presença de Jesus; ao ver uma criança implorando para a mãe deixá-la ajudar na confecção, também sentimos a presença de Jesus. Essas simples ações que acontecem em nossa vida são como um combustível que nos alimenta, as atividades que realizamos junto com a comunidade nos preparam para a nossa vida de missionários dentro da Congregação da Missão.

Portanto, agradecemos pela oportunidade de participar desse evento e também por podermos partilhar um pouco do que foi o mesmo. Ficamos felizes em colocarmos em prática o trabalho em favor dos outros e da Igreja, principalmente pelo fato de termos leigos nesse trabalho junto. O Corpus Christi é um evento de grande importância para a nossa caminhada como Igreja. Sendo ele a celebração do Corpo e Sangue de Cristo, faz com que a Igreja esteja mais próxima de Cristo e também é uma oportunidade de vermos que a religião católica não está “morta” como muitos dizem, mas sim está cada vez mais forte. Cabe a nós, principalmente, missionários da Congregação da Missão, levarmos esse Jesus àqueles que mais necessitam: os Pobres, como dizia nosso fundador São Vicente de Paulo ‘Nossos Mestres e Senhores’.”

Colaboração (texto): seminaristas vicentinos
Colaboração (fotos): Pe. Edson Friedrichsen e seminaristas vicentinos