Foto: Freepik

A Portaria nº 178, publicada no dia 23 de abril de 2021 no Diário Oficial da União, tornou público o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) referente ao ano de 2019. 

O ranking é de responsabilidade do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e trata da qualidade do ensino superior brasileiro.

A Faculdade Vicentina obteve a nota 4 na avaliação, o que a coloca entre as melhores instituições de ensino do país, visto que o índice pode variar de 1 a 5. Esse cálculo leva em consideração as pontuações dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição.

O resultado demonstra a seriedade e o comprometimento do time de professores e colaboradores da FAVI, que trabalham pela excelência na educação e pelo crescimento da instituição.

A equipe da pós-graduação em Ética e Direitos Humanos da Faculdade Vicentina informa que a abertura da segunda turma do curso está confirmada, neste primeiro semestre de 2021. 

Ao todo, a especialização contempla 360 horas de formação, distribuídas em 11 módulos e 12 meses de curso, com aulas remotas.

Os encontros virtuais serão quinzenais: às sextas, no período noturno, e sábados pela manhã. O primeiro módulo terá início no dia 23 de abril (sexta-feira), às 19h

Ainda dá tempo de fazer parte da turma. 

>>> FAÇA SUA INSCRIÇÃO.

Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (41) 3222-7716, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h.

Profs Pós Ética 1

Profs Pós Ética 2

Foto: Alfons Morales - Unsplash

“Da crise da Ciência à crise da razão: por que vivemos tempos sombrios?”

Este é o título do artigo publicado no portal do Le Monde Diplomatique Brasil, e escrito pelo professor Léo Peruzzo Júnior, do corpo docente da graduação em Filosofia da FAVI.

Traçando paralelos entre os pensamentos de diversos autores, o texto traz questionamentos e reflexões a respeito da atividade científica e da racionalidade.

>>> Clique aqui para acessar o artigo na íntegra.

Le Monde Diplomatique é uma publicação jornalística fundada na França, em 1954. Reconhecida mundialmente, atualmente tem conteúdos em 25 idiomas e tiragem de 2,4 milhões de exemplares.

Foto: Aaron Burden - Unsplash

Iniciando nossa Semana Santa, todos nós, batizados, somos chamados a caminhar com Jesus de Nazaré rumo à Jerusalém.

Uma caminhada que é feita com muito cuidado, visto os riscos experimentados por Jesus de Nazaré, com a certeza de que querem lhe matar. Bem como no tempo presente, em que vivemos em uma sociedade adoentada, tanto pelo vírus da Covid-19 como pelos sentimentos individualistas e egoístas, que não nos permitem abrir os olhos em direção ao outro e ao cuidado com o todo.

Que a dor e a insegurança que experimentamos nestes dias sejam força propulsora em nossa vida cristã, nos fortificando na oração, no sacrifício e na caridade.

Neste tempo de graça, o Senhor nos convida a caminhar rumo a uma nova realidade, passando pela partilha da Ceia, a dor da morte e a alegria imensurável da Ressurreição. E tocados pela Ressurreição, cheios do Espírito Santo, somos chamados a construir uma nova história humana, com sinais visíveis da presença do Reino de Deus, onde somos todos irmãos e irmãs. Partilhando nosso tempo, nossa vida, nossos sonhos e projetos alicerçados na lei do amor.

Desejo a comunidade acadêmica, aos amigos e colaboradores de nossa Faculdade Vicentina uma santa e Feliz Páscoa!

Cordialmente,

Pe. Ilson Luís Hübner
Diretor geral da FAVI

Foto: Divulgação CNBB

Entre os dias 12 e 16 de abril de 2021, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a sua 58º Assembleia Geral Ordinária. Desta vez, de maneira virtual, respeitando as medidas de prevenção relacionadas à Covid-19.

O tema principal foi “Casas da Palavra – Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”, com base no Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023). 

Em artigo publicado no portal do Instituto Humanitas Unisinos, Pe. Eliseu Wisniewski, doutorando em Teologia e professor da Faculdade Vicentina, propõe uma reflexão sobre esse tema.

>>> Confira aqui o texto.

No ano passado, a Assembleia da CNBB foi adiada. Porém, neste ano, os bispos optaram pela modalidade de encontro via plataformas virtuais, para que pudessem realizá-lo em segurança e tratar de um tema tão importante.

>>> Leia também a mensagem dos bispos do Brasil ao povo brasileiro, divulgada ao final do evento.

Estão abertas as inscrições para a terceira turma da pós-graduação em Gestão de Instituições Sociais e Obras Religiosas da Faculdade Vicentina. Desta vez, desde o início, a modalidade oficial do curso será de aulas remotas. 

Levando em consideração as transformações no mercado e na sociedade, bem como os comentários dos alunos das turmas anteriores, a versão 2021 do curso traz novidades no cronograma. Os participantes poderão concluir os estudos em menos tempo (13 meses), com aulas quinzenais. E a grade de disciplinas também teve atualizações, com acréscimo de carga horária para algumas temáticas. 

A pós-graduação Lato Sensu em Gestão da FAVI apresenta uma formação especializada para aqueles que estão envolvidos com a tarefa de administrar, assessorar, planejar e conduzir atividades em instituições com um cunho social ou religioso, como igrejas, dioceses e arquidioceses, sociedades religiosas, hospitais, colégios, instituições de ensino superior, institutos de caridade e assistência social e outras obras semelhantes.

Graduados em qualquer área do saber podem se inscrever para a especialização. 

>>> Saiba mais sobre o curso

Banner 2 Gestão

  >>> Faça sua inscrição.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Campanha da Fraternidade foi o assunto da primeira atividade do período letivo aberta à comunidade, realizado pela Faculdade Vicentina. A primeira edição do evento Diálogos Interdisciplinares aconteceu na manhã do dia 12 de março de 2021, desta vez na modalidade virtual.

A partir de apresentações sob diferentes vieses e perguntas de alunos e professores participantes, os convidados puderam aprofundar a reflexão sobre “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. E também sobre o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

Importância do diálogo

“O tema foi uma provocação a uma realidade que não pode mais ser suportada: o fechamento”, afirmou Dom Amilton Manoel da Silva, bispo da Diocese de Guarapuava. Em sua fala, ele abordou as polêmicas geradas em torno da campanha, o real significado do ecumenismo e o respeito às diferenças, que não impedem que todos juntos possam construir um mundo melhor, mais fraterno e misericordioso. “O diálogo é algo urgente em uma sociedade tão individualista. (...) O espírito que divide não é o espírito de Deus”, destacou. 

Em seguida, a leiga Andreia Cristina Serrato, mestre e doutora em Teologia e professora da PUCPR, propôs um olhar feminino sobre a espiritualidade ecumênica, a partir de trechos do texto-base da CFE 2021 e de duas narrativas evangélicas sobre importantes encontros de Jesus com mulheres, como exemplos de abertura ao diálogo e à fraternidade. 

Por fim, o Padre Joachim Andrade, mestre em Antropologia Social, doutor em Ciência da Religião e professor da FAVI, falou sobre caminhos para o diálogo interdisciplinar e paralelos com a realidade atual, incluindo os desafios trazidos pela pandemia da Covid-19.

Ao final do evento, o Pe. Joélcio Saibot, diretor de ensino da Faculdade Vicentina, agradeceu a presença de todos. E lembrou que a Campanha da Fraternidade, para além da dimensão individual, é também uma oportunidade de viver a Quaresma em sua dimensão social. 

Assista aqui

A conversa na íntegra está disponível no canal da FAVI no Youtube. Confira:

Mais Artigos...