O Curso de Extensão Universitária em Sinodalidade pretende apresentar as raízes históricas do Sínodo, bem como sua finalidade e modo de efetivação nas Igrejas Particulares.

 

01 – A Eclesiologia do Concílio Vaticano II e sua inter-relação com a sinodalidade, especialmente em Lumen Gentium e Gaudium et Spes.

Professor: Dom José Antonio Peruzzo

02 – Sínodo dos Bispos 2021 – 2023: Objetivo, questão fundamental, palavras-chave, finalidade, processo sinodal, participação e atitudes sinodais.

Professores Padre Valdir Borges e Kelma Petillo de Castro Stedile

03 – A hermenêutica sinodal, através do “estudo de casos”.

Professores: Robert Rautmann e Irmã Angela Negrete Adriazola

04 – A história do sínodo de 1965 – 2022.

Professores: Diácono Walter Saraiva e Diácono Sidney Lemes

05 – O ecumenismo e a sinodalidade entre todos os cristãos, a partir do decreto Unitatis Redintegratio do Concílio Vaticano II.

Professores: Padre Elias Wolf e Marluce Bely

06 – Uma Igreja para o Terceiro Milênio: a sinodalidade diante do flagelo do clericalismo.

Professores: Padre Agenor Brighentti

Referências e textos para leitura

1. Sagrada Escritura – Bíblia de Jerusalém

2. Compêndio do Vaticano II: Constituições, decretos e declarações.

3. A sinodalidade no magistério do Papa Franciso. Artigo produzido pela CNBB em março de 2022.

4. VITALI, Dario. A caminho da sinodalidade. São Paulo: Paulinas Editora, 2015.

5. HOTSITE DO SÍNODO 2023: link e recursos para a compreensão da sinodalidade. CNBB em cnbb.org.br/sinodo2023.

6. Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Curitiba: todo material disponibilizado: power points, textos, vídeos e outros.

7. Vademecum para o Sínodo sobre a Sinodalidade em https://www.synod.va/content/dam/synod/documents/common/vademecum/PT-vademecum.pdf

8. Documento preparatório para o Sínodo 2023 em cnbb.org.br – “Para uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão” – Documento Preparatório Sínodo 2023.

9. Episcopalis Communio – Constituição Apostólica sobre o Sínodo dos Bispos de 15.09.2018 – Papa Francisco

Obs: O curso terá duração de 12 horas/relógio e as outras 08 horas/relógio serão das leituras obrigatórias aludidas nas referências, totalizando 20h/r com certificado emitido pela FAVI – Faculdade Vicentina para aqueles que obtiverem, ao menos, 75% de frequência.

Coordenação:

Prof. Pe. Valdir Borges – Arquidiocese de Curitiba

Prof. Edimar Brígido – FAVI

Duração: 20h-online

Datas: 17, 24 e 31 de maio e 07, 14 e 21 de junho de 2022, terças-feiras

(2 horas/relógio por aula).

Horário: 19h30 às 21h30 min.

Investimento: R$ 30,00 (Trinta Reais) no ato da inscrição.

Faça sua Inscrição pelo link abaixo:

https://forms.gle/j2AYdEq3QUnznYhr9

Foto: rawpixel.com - Freepik

A Faculdade Vicentina, sempre atenta às necessidades do povo de Deus, está oferecendo o curso de pós-graduação em Pedagogia Catequética Catecumenal, com a colaboração da Diocese de Foz do Iguaçu e do Núcleo de Catequese Paulinas.

Considerando as profundas e constantes transformações do processo de evangelização e de acordo com a proposta da Igreja, a formação visa oferecer reflexão e prática dos conteúdos da iniciação cristã. Proporcionando assim, capacitação e aprofundamento com novas práticas psicopedagógicas, tecnológicas e inclusivas.

Os alunos terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre as Diretrizes da Ação Evangelizadora, relacionando-as às múltiplas realidades do tempo presente. Bem como reconhecer e fortalecer o protagonismo de cada indivíduo na construção do Reino de Deus.

 

Pós em Pedagogia Catequética

>>> Saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição.

Nossos professores já estão se preparando para o início de mais um ano letivo. Não perca as atividades de abertura oficial do calendário acadêmico, marcadas para o dia 11 de fevereiro.

As ações são destinadas aos alunos, ao corpo docente e colaboradores da instituição, e também são abertas à comunidade.

Atividade presencial

Em primeiro lugar, teremos uma atividade presencial: uma Celebração Eucarística na Igreja São Vicente de Paulo, localizada ao lado da Faculdade Vicentina. A missa será às 9h

Para que esse reencontro da comunidade acadêmica aconteça em segurança, solicita-se a todos que queiram participar a atenção aos protocolos de prevenção da Covid, com o uso de máscara e distanciamento. 

Atividade virtual

Em seguida, às 10h30, contaremos com o conhecimento de Dom Ricardo Hoepers, que ministrará a aula inaugural para as turmas do Propedêutico, graduação e pós-graduação da FAVI. O tema será "Por um itinerário do saber: transparência, sensatez e oração".

A participação do Bispo de Rio Grande (RS) será virtual. Por isso, teremos a transmissão ao vivo pelo canal da Faculdade Vicentina no YouTube. Assim, nossos estudantes de todas as cidades e demais interessados poderão acompanhar. 

Quem comparecer à missa de abertura, na Igreja, poderá assistir à aula magna no telão do auditório da FAVI.

 

1

 

A Faculdade Vicentina chega mais perto de você com um convite muito especial.


Neste mês de maio, estaremos oferecendo um Minicurso de Mariologia, totalmente online e gratuito.
Serão três encontros ministrados por dois grandes teólogos: Professor Pe. José Carlos Fonsatti e Professora Solange de Oliveira Schmitt.


Como nos recordou o Papa emérito Bento XVI, na Exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini: “é necessário olhar para uma pessoa em Quem a reciprocidade entre Palavra de Deus e fé foi perfeita, ou seja, para a Virgem Maria, que, com o seu sim à Palavra da Aliança e à sua missão, realiza perfeitamente a vocação divina da humanidade” (Bento XVI, Exort. Apost. Verbum Domini, 27).
No primeiro encontro vamos contemplar a presença de Maria nas Sagradas Escrituras. A Virgem do Silêncio é sinal visível do plano de salvação.

No segundo encontro trataremos da presença de Maria na história da Igreja. A Mãe da Ternura caminha com seus filhos, fazendo-se presente na vida eclesial.
No terceiro encontro vamos conhecer alguns dos dogmas marianos, e o modo como a Santíssima Virgem Maria é representada em outras denominações cristãs, em especial na Igreja de Confissão Anglicana. A Porta do Céu indica o caminho que conduz ao filho Jesus.


Então, reserve as datas dos encontros em sua agenda: 25/05; 01/06; 08/06 - sempre das 16h às 17h30. 

O Minicurso será em tempo real (ao vivo), mas se você não puder participar no horário marcado, faça sua inscrição e assista as gravações no horário que for melhor. Nosso Minicurso será certificado pela Faculdade Vicentina.

Faça sua insrição pelo link abaixo:
https://forms.gle/dpuAn4MReikDd5D76

Desde que teve início o período de pandemia da Covid-19 e do distanciamento social como medida preventiva, muitas pessoas têm se questionado sobre o valor da vida. Por um lado, existem as posturas de cuidado e gratidão pela própria saúde, de amigos e familiares, que conseguiram se proteger ou se recuperar do vírus. Por outro, também estão presentes os sentimentos de medo e aflição, frente a uma crise de grandes riscos e proporções, diferente de tudo que já enfrentamos. 

Nesse aspecto, lidar com o tema do luto – seja em decorrência do coronavírus ou de outras causas – tem sido mais um desafio dessa época. Uma questão que vai além da esfera individual, devido às proporções que se alastraram.

Por isso, ciente do momento e de seu papel social, a Faculdade Vicentina organizou um novo curso de pós-graduação, que une a expertise de Aconselhamento (que já faz parte do currículo da instituição há anos) com conhecimentos especializados para atender a essa demanda

Dessa forma, além de acolher pessoas que estejam passando pelo processo de luto em si e desejem mais subsídios para o enfrentamento, a pós-graduação em Aconselhamento e Terapia do Luto também se propõe a auxiliar profissionais das áreas de psicologia, serviço social, saúde, educação, agentes pastorais, líderes comunitários, entre outros. Em suma, pessoas que precisam lidar com situações de perda em suas atividades, que são responsáveis por amparar ou orientar familiares e amigos em momentos críticos, ou que costumam ser procuradas para aconselhamento.

Sendo assim, a FAVI busca fornecer bases teóricas e práticas para quatro pilares principais:

  1. Fundamentos, conceitos sobre o processo do luto;
  2. O luto estudado em diferentes escolas psicológicas;
  3. Fundamentos, conceitos e processos de terapia e aconselhamento;
  4. Prática de aconselhamento.


Arte Aconselhamento e Terapia do Luto 1

>>> Saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição.

Na mesma data em que a Igreja celebra Nossa Senhora de Lourdes (11 de fevereiro), a Faculdade Vicentina realizou a acolhida à comunidade acadêmica para mais um ano de aprendizados. 

Na manhã de sexta-feira, Pe. Ilson Hübner, diretor geral da FAVI, presidiu a Celebração Eucarística de abertura do ano letivo de 2022, na Igreja São Vicente de Paulo, em Curitiba. A missa foi concelebrada pelos formadores das congregações que escolheram a instituição para a formação de seus vocacionados.

“Esta manhã foi esperada por nós por muito tempo, ao voltar às aulas. Queremos agradecer a Deus por esse reencontro”, disse Pe. Ilson. Em sua homilia, ele provocou uma reflexão sobre o contato, a comunicação e fronteiras que precisam ser ultrapassadas. E convidou a todos para essa abertura. “O contato nos faz despertar, pois o caminho do contato é a comunhão”, afirmou.

Aula Magna 

Em seguida, os alunos, professores e convidados se reuniram no auditório da FAVI para acompanhar a aula inaugural ministrada por Dom Ricardo Hoepers, Bispo de Rio Grande (RS). A participação dele foi virtual e transmitida pelo canal da FAVI no Youtube.

A atividade foi conduzida pelo tema "Por um itinerário do saber: transparência, sensatez e oração". Dom Ricardo relembrou o papel dos últimos Pontificados para a retomada às essências da Igreja. “Estão tentando nos ajudar a pensar a nossa humanidade, composta não só pelas coisas que acreditamos, mas também pela luz do que somos chamados a viver”, explicou.

Além disso, o Bispo enfatizou a necessidade de abertura, que a Igreja é desafiada a um diálogo permanente e profundo com a sociedade atual. “Quanto mais humana, mais divina será essa Igreja”, destacou.

Assista à Aula Magna na íntegra:

 

Confira as fotos deste dia na página da FAVI no Facebook.

Mais Artigos...