“Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”: este é o tema da Campanha da Fraternidade 2020, que nos convida a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica. Norteada pelo lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10, 33-34), a campanha apresenta, em seus materiais gráficos, a figura da Irmã Dulce, exemplo de vida doada aos mais necessitados, canonizada com o título de Santa Dulce dos Pobres.

Para aprofundar conhecimentos a respeito do tema, a Faculdade Vicentina convida toda a comunidade para um momento de estudo e diálogo, que será realizado em duas opções de data:

  • 19 de fevereiro - das 19h30 às 21h30.
  • 20 de fevereiro - das 8h às 12h.

Participantes 

O evento será assessorado pelo Pe. Danilo Pena, mestre em Filosofia, que fará uma apresentação do tema a partir da ótica da CNBB e do texto-base da campanha. 

Salete Bez, coordenadora da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Curitiba, falará das ações locais da campanha.

Na quinta-feira pela manhã, o diálogo contará também com a participação de André Langer, doutor em Sociologia que integra o corpo docente da FAVI, que abordará a questão da banalização da vida na sociedade contemporânea.

O evento acontecerá no auditório da FAVI, localizado na Avenida Jaime Reis, 531A. Entrada gratuita.

Post CF2020

Aula Inaugural 2020 2A abertura do ano letivo de 2020 da Faculdade Vicentina foi celebrada com uma missa, realizada no dia 7 de fevereiro, às 9h, na Igreja São Vicente, em Curitiba. 

Em sua fala inicial, Pe. Ilson Hubner, diretor geral da FAVI, acolheu a todos os novos alunos e aqueles que continuam sua caminhada, professores, funcionários, padres e leigos que colaboram com a missão educativa. “Que nosso batismo possa render frutos em nossa vida, a partir daquilo que escolhemos fazer, a serviço do Reino de Deus”, disse.

A celebração eucarística foi presidida pelo Pe. Odair Miguel Gonsalves dos Santos, Visitador Provincial da Congregação da Missão - Província do Sul, mantenedora da FAVI. E concelebrada por representantes de casas de formação que encaminharam seus estudantes para os cursos de Propedêutico, Filosofia e Teologia.

“Pedimos a Deus que nos conceda todas as graças que precisamos em nossa vida pessoal e nos estudos. Também pedimos a bênção para todos os alunos e mestres que zelam pelas vocações e pela sabedoria”, desejou Pe. Odair.

Aula inaugural

Logo após a missa, teve início a Aula Magna ministrada pelo professor Milton Mayer, intitulada “Qual será nosso destino na Terra? Uma agenda para o futuro”

Aula Inaugural 2020 3Durante a apresentação, o palestrante abordou três tópicos principais (fome, peste e guerras) e a relação destes com o contexto histórico e os avanços tecnológicos, até chegar à situação dos dias atuais. Incentivou reflexões sobre o aumento da expectativa de vida, a pretensão da busca pela imortalidade e as escolhas que fazemos. Também falou sobre o “paradoxo do conhecimento” e a importância dos saberes que levam à ação e mudam comportamentos.

Confira a gravação da aula inaugural no canal da FAVI no Youtube.

Veja mais fotos na página da FAVI no Facebook.

O Pe. Eliseu Wisniewski – membro da Congregação da Missão - Província do Sul, professor da Faculdade Vicentina, mestre e doutorando em Teologia – colaborou com um texto para o site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).

Trata-se de um comentário sobre o novo livro de Leonardo Boff: A saudade de Deus. A força dos pequenos, publicado pela editora Vozes em 2020. 

"A qualidade, seriedade e profundidade das reflexões de Leonardo Boff propostas nesta obra são indiscutíveis. É de obras deste gabarito que precisamos no atual momento", escreve.

Clique aqui para acessar o artigo completo.

O novo ano traz consigo uma oportunidade para quem quer ingressar no ensino superior, começando um ciclo de aprendizados e trocas de experiências. Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão da Faculdade Vicentina!

O processo seletivo disponibiliza vagas para dois cursos de graduação: bacharelado em Filosofia e bacharelado em Teologia, ambos com aulas no período matutino e conceito 4 obtido no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A avaliação será realizada no dia 3 de fevereiro de 2020, no período da manhã, na sede da FAVI (Av. Jaime Reis, 531A), em Curitiba (PR). Para quem não puder comparecer para a prova nesta data, há a opção de Vestibular Agendado, mediante solicitação junto à Secretaria. 

Além da redação, serão avaliados conhecimentos gerais de língua portuguesa. No Manual do Candidato, constam as informações necessárias para a realização da prova e os conteúdos que serão avaliados.

>>> MANUAL DO CANDIDATO 2020 (PDF) 

Inscrições

Para participar do Vestibular de Verão da FAVI, é preciso preencher o formulário de inscrição do curso escolhido. A taxa de inscrição é de R$80.

>>> FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - FILOSOFIA

>>> FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - TEOLOGIA

Mais informações

Para obter mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (41) 3222-7716.

 

Com o intuito de incentivar a indicação de novos alunos para as turmas de pós-graduação, a Faculdade Vicentina criou a campanha “Indique um amigo”, que estabelece descontos na mensalidade dos estudantes já matriculados que convidarem novos integrantes para os cursos que estão com inscrições abertas neste início de 2020. 

O aluno que indica (indicador) receberá 10% de desconto por aluno indicado, desde que o indicado efetive sua matrícula em um dos cursos de pós-graduação no primeiro semestre de 2020. Quanto maior o número de indicações, maior será o desconto para o estudante que já estuda na FAVI.

O aluno indicado também será beneficiado pela campanha, recebendo um desconto de 10% em sua mensalidade, exceto na taxa de matrícula. 

A FAVI está disponibilizando, ainda, descontos especiais para alunos egressos que decidirem fazer um novo curso de pós na instituição e Congregações. 

Contato

Para saber mais informações sobre o regulamento da campanha “Indique um amigo” e demais benefícios disponibilizados pela FAVI, entre em contato com o setor Financeiro – pessoalmente, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (41) 3222-7716.

A direção e a equipe de professores da Faculdade Vicentina agradecem aos candidatos que participaram do Vestibular de Verão deste ano, escolhendo uma instituição comprometida com a educação de qualidade e o desenvolvimento da sociedade.

Confira a lista dos aprovados na primeira chamada nos cursos de Filosofia e Teologia, em ordem alfabética:

Bruno Fabiano Lira
Deivid da Silva Acordi
Dhionatha Erick Galvão
Diego Valdomiro Hanycz
Guilherme Gonçalves Vilela
João Elias Nascimento de Oliveira
João Paulo Gomes dos Reis
Marcelo Ferreira da Silva
Ueslen Silva de Oliveira
Wilmar Adriel Wolff Rodrigues

A FAVI parabeniza seus novos alunos e convida todos os estudantes, juntamente com a comunidade interessada, a participarem da missa de abertura do ano letivo e da Aula Magna que acontecerão no dia 7 de fevereiro, às 9h, na Igreja São Vicente (Av. Jaime Reis, 531), em Curitiba (PR).

Para mais informações sobre a matrícula, você pode entrar em contato com a Secretaria, pelo telefone (41) 3222-7716.

Vestibular Agendado

Para quem não pôde comparecer à data de prova, ainda dá tempo de participar do Vestibular Agendado da FAVI. Para combinar data e horário, é preciso ligar para a Secretaria. 

Diversos cursos de pós-graduação também estão com inscrições abertas, confira

Dando início a mais um ano letivo, a Faculdade Vicentina convida todos os alunos, professores, funcionários e a comunidade para a celebração eucarística que será realizada no dia 7 de fevereiro, às 9h, na Igreja São Vicente (Av. Jaime Reis, 531), em Curitiba. E também para a Aula Magna de 2020, que será ministrada em seguida, pelo filósofo, teólogo, professor e conferencista Milton Mayer. 

“Qual será nosso destino na Terra? Uma agenda para o futuro”: este é o título da aula de abertura do novo período acadêmico. Confira uma síntese do conteúdo que será abordado, elaborada pelo professor Milton:

“O teor da palestra se enquadra dentro da área da Bioética. Visa a identificar os grandes avanços desenvolvidos pela humanidade nas áreas da medicina, da saúde e da tecnologia e a apontar as soluções encontradas para propiciar a superação da fome, das pestes e doenças, e das guerras. Da análise das últimas décadas, os sinais são muito animadores. Relativo ao combate à fome, ainda que não totalmente erradicada, hoje as pessoas morrem mais de obesidade do que de inanição; referente à guerra, hoje se mata muito menos do que se matou até o século XX. Com o avanço das pesquisas da genética, observa-se a existência de mais humanos saudáveis e com cada vez maior expectativa de vida. Entretanto, há muitas perguntas no ar, que questionam se os progressos genéticos estão ao alcance de toda a humanidade, se o número de famintos é aceitável, se uma inteligência artificial resolverá todos os nossos problemas. Interessa, portanto, visualizar algumas perspectivas macroestruturais que nos ajudem a descobrir quais devem ser os próximos passos a serem dados; o que vai exigir nossa atenção e nossa engenhosidade. Em última instância, o que vamos fazer conosco neste século XXI?”

Cronograma

Os interessados nos cursos de graduação em Filosofia e Teologia ainda podem se inscrever para o Vestibular Agendado, entrando em contato com a Secretaria pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (41) 3222-7716. A FAVI também está recebendo inscrições para seus cursos de pós-graduação, que começarão no mês de março.

Mais Artigos...