Há mais de 50 anos, formamos cidadãos comprometidos com o desenvolvimento ético, social, cultural e político da sociedade. O ensino superior de qualidade, que alia teoria e prática para um mundo melhor, faz parte de nossa missão.

Você pode fazer parte desta história, com o acompanhamento do excelente time de professores da FAVI, todos mestres ou doutores. Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão da Faculdade Vicentina.

No processo seletivo de 2022, disponibilizamos vagas para dois cursos de graduação: o bacharelado em Filosofia e o bacharelado em Teologia. Ambos com conceito 4 obtido no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e aulas no período da manhã.

Avaliação

A primeira data de prova será no dia 7 de dezembro de 2021 (terça-feira), das 8h30 às 11h30. Em caso de vagas remanescentes, haverá uma segunda data de prova no dia 4 de fevereiro de 2022 (sexta-feira), no mesmo horário.

A avaliação será realizada de maneira virtual. Na data estipulada, os participantes inscritos receberão, via e-mail, um link para acessar a prova.

Além da redação, serão avaliados conhecimentos gerais de língua portuguesa. No Manual do Candidato, constam os prazos, orientações para a participação no processo seletivo, bem como os conteúdos que serão avaliados.

>>> MANUAL DO CANDIDATO 2022 (PDF) 

Inscrições

As inscrições para o Vestibular de Verão da FAVI ficarão abertas até as 23h do dia 30 de novembro de 2021. Para participar, é preciso preencher o formulário do curso escolhido:

>>> FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - FILOSOFIA

>>> FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - TEOLOGIA

A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$85. 

Mais informações

Para esclarecer dúvidas e receber mais informações, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (41) 3222-7716, no período da manhã.

Banner 1

Desde os anos 90, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vem falando sobre a necessidade de uma maior preparação aos candidatos ao Seminário Maior. Na atual conjuntura vocacional brasileira, muitos candidatos demonstram fragilidades, seja no campo da formação humana e cristã, bem como no campo da formação intelectual. 

Nesta mesma direção, também se pronunciou o Papa João Paulo II. Acolhendo a reflexão dos padres sinodais, em sua Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis, de 1992, o Papa diz que muitos candidatos apresentam deficiências na formação acadêmica e na formação à vida de fé.  

Assim, a CNBB, unida ao pensamento do Santo Padre, insiste sobre a necessidade de um ano específico de preparação ao Seminário Maior, ao qual denominam Propedêutico

Propedêutico como parte do Carisma Vicentino

Nesse sentido, a Faculdade Vicentina é fiel ao Carisma de São Vicente de Paulo. Tocado pela situação de miséria espiritual e material do pobre povo, São Vicente sentiu a necessidade de melhor preparar os futuros presbíteros da Igreja, oferecendo-lhes pequenos retiros formativos, em vista do discernimento e responsabilidade que estavam assumindo no presbiterato. 

Novidade: modalidade on-line

A organização do mesmo é de responsabilidade das próprias comunidades (dioceses ou congregações). Mas, nestes novos tempos, buscando criar um elo de unidade, a Faculdade Vicentina remodela seu curso tradicional presencial do Propedêutico, para a modalidade on-line síncrona, pois entende que a união de esforços, partilha de experiências, de realidades formativas, além de diminuir custos, pode tornar a experiência bem mais enriquecedora. 

Ao optarmos pela modalidade on-line síncrona, o fazemos a partir de nossa experiência educacional nestes dois últimos anos. Afinal, juntamente com nosso quadro de professores e escutando os formadores, percebemos que nosso trabalho tem alcançado os objetivos propostos, visto a seriedade e o comprometimento de cada professor, que busca oferecer um conteúdo sério, profundo, atualizado, com textos e exercícios de fixação, bem como leituras complementares e trabalhos de pesquisa. 

Para as aulas, serão utilizadas salas virtuais na plataforma Zoom. E para compartilhamento de conteúdos e avaliações, a plataforma Moodle. Ambas têm proporcionado resultados satisfatórios e segurança necessária.

>>> Confira a matriz curricular e os professores do Propedêutico da FAVI

Unidos pela melhor formação

O Propedêutico da Faculdade Vicentina é um curso livre, que tem como principal objetivo somar forças com as dioceses e congregações em vista de oferecer uma formação adequada, partindo dos princípios formativos: humano, cristão, social, intelectual, comunitário e pastoral. Para, dessa forma, alicerçar bases sólidas aos candidatos ao Seminário Maior ou à Vida Religiosa. 

Com uma equipe de mestres e doutores, assessores e convidados, a FAVI busca promover, por meio do curso do Propedêutico, um espaço de estudo, integração e crescimento humano-cristão. O diálogo aberto com cada casa formativa, através de reuniões periódicas, numa ajuda formativa mútua, caracteriza o respeito da Instituição por cada discente. Ou seja, o ser humano é priorizado em sua totalidade.   

Nossa tradição vicentina, como formadores do clero, remonta à origem do nosso carisma. A seriedade, a competência e a fidelidade à vocação recebida fazem da FAVI, há mais de 50 anos, uma das mais respeitadas e reconhecidas instituições formativas. A Faculdade Vicentina obteve a nota 4 em todas as avaliações do MEC, o que a coloca entre as melhores instituições de ensino do país, visto que o índice pode variar de 1 a 5. Esse cálculo leva em consideração as pontuações dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Ademais, estamos em 12º lugar no ranking das Instituições de Ensino Superior (IES) de Curitiba, conforme publicou o Jornal Plural, entre as 59 IES que atuam na capital paranaense.

Projeto pedagógico

Nosso projeto pedagógico está fundamentado em dois semestres, com aulas de segunda à quinta-feira, e carga horária de 314h por semestre, acompanhando o calendário letivo dos cursos de graduação da IES. As atividades diárias são realizadas das 7h30 às 11h10, com um intervalo de 20 minutos. 

Aos alunos, também será oferecido o curso de extensão em Latim, ministrado pelo professor Ms. Thiago Onofre Maia. Serão duas horas semanais, na quinta-feira, das 19h30 às 21h10. 

Além disso, nossa Faculdade tem a tradição de realizar os Simpósios de Filosofia e de Teologia, bem como manhãs de formação interdisciplinar. Eventos que representam mais oportunidades de troca e crescimento no ambiente acadêmico.

>>> Saiba mais sobre o Propedêutico da FAVI

Durante os três dias de atividades do XLII Simpósio de Filosofia e o VIII Simpósio de Teologia da Faculdade Vicentina – realizado de maneira virtual, de 27 a 29 de outubro de 2021 – os participantes puderam fazer parte de diálogos sobre as contribuições do pensamento e da ação das mulheres para o desenvolvimento social. 

Entre os interlocutores que ajudaram a compor o painel de reflexões em torno do tema “Todas elas: pensamento feminino em movimento”, estavam três bispos brasileiros. Eles falaram sobre a importância da atuação feminina na Igreja e na sociedade. Também lembraram exemplos de figuras femininas que têm muito a nos ensinar.

Na primeira manhã de evento, os presentes assistiram juntos a um vídeo gravado por Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba. 

 

O segundo dia, por sua vez, contou com uma fala enviada por Dom Ricardo Hopers, Bispo da Diocese de Rio Grande. 

Já no último dia, a programação incluiu um depoimento de Dom Roque Costa Souza, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Os vídeos das demais palestras e paineis do Simpósio deste ano também estão disponíveis no canal da FAVI no Youtube

Foto: Hans Reniers - Unsplash

Tomando como ponto de partida a obra Principles of Biomedical Ethics (Princípios de Ética Biomédica), publicada por Tom Beauchamp e James Childress em 1979, o professor Léo Peruzzo Júnior apresenta uma reflexão sobre pesquisa científica com seres humanos ao longo dos anos. Além disso, ele traça um paralelo com os tempos atuais, principalmente no que se refere aos temas da bioética e negacionismo no período da pandemia da Covid-19.

O texto – intitulado “MITOdologia de pesquisa: o negacionista no banco dos réus” – foi publicado no portal Migalhas, especializado em conteúdo jurídico, político e econômico. 

“A ciência não está assentada apenas sobre o compromisso do experimentalismo. É uma atividade regulada por questões metodológicas, normas jurídicas e princípios éticos globais. Ignorá-los, portanto, representa um sério risco à sociedade”, escreve Léo.

>>> Clique aqui para acessar o texto na íntegra.

Léo Peruzzo Júnior é pós-doutor em Filosofia (Università Ca´ Foscari, Venezia); doutor em Filosofia (UFSC); graduado e mestre em Filosofia (PUCPR). E integra o corpo docente da Faculdade Vicentina, na graduação em Filosofia

Se você também tem interesse por essa área de conhecimento, participe do Vestibular de Verão da FAVI

Foto: Clay Banks - Unsplash

Durante a abertura do XLII Simpósio de Filosofia e do VIII Simpósio de Teologia, nesta quarta-feira, 27 de outubro, a direção da Faculdade Vicentina apresentou à comunidade acadêmica algumas medidas adotadas para o ano de 2022.

As ações têm o objetivo de responder aos desafios da nova realidade que estamos vivendo, tendo em vista, principalmente, as consequências da pandemia da Covid-19.

Por isso, entre as principais medidas estão:

  • Desconto de 25% no valor da mensalidade do curso de Filosofia para o próximo ano (ficando em R$ 840);
  • Bolsa de 50% na mensalidade de alunos transferidos de outras instituições.

Dessa forma, a FAVI reforça o seu compromisso com a educação de qualidade, sobretudo no que se refere à formação do clero e de leigos e leigas conscientes de seu papel para a construção de um mundo melhor.

Outra ação de destaque iniciada pela faculdade é o processo de Reconhecimento Pontifício do curso de Filosofia. Pe. Ilson citou ainda os planos de renovação do acervo da biblioteca e o plano de reforma no prédio histórico da instituição.

Confira o vídeo com o comunicado na íntegra:

Benefícios

Para receber mais informações sobre os benefícios e se cadastrar, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (41) 3222-7716, no período da manhã. 

Vestibular de Verão

A saber, a FAVI está com inscrições abertas para o processo seletivo 2022, com vagas para as graduações em Filosofia e Teologia. Saiba mais.

“Todas elas: pensamento feminino em movimento”. Este foi o tema que conduziu os três dias de atividades do XLII Simpósio de Filosofia e o VIII Simpósio de Teologia da Faculdade Vicentina, realizados de 27 a 29 de outubro de 2021, de maneira virtual.

Importância das temáticas discutidas

No discurso de abertura do evento, Pe. Ilson Luis Hübner, diretor geral da FAVI, afirmou que a escolha do tema, em tempos tão desafiadores, nos leva a ter coragem de ousar pensar mais longe. 

“Pensar o mundo hoje a partir da ótica do pensamento feminino nos desafia a mudar o nosso ponto de partida, a abrir janelas, escancarar portas, por vezes fechadas por tolas posturas e preconceitos. Sim, é possível filosofar e teologar a partir do mundo, da ótica, do pensamento feminino. A história nos mostra que, por inúmeras vezes, foram elas que romperam barreiras, conceitos, paradigmas, tornaram-se heroínas famosas e anônimas, deixando pegadas profundas em todos os campos da humanidade”, ressaltou o diretor.

Programação

Na manhã de quarta-feira, Dra. Yara Frateschi (Unicamp) foi a responsável pela conferência de abertura do Simpósio, com uma fala sobre “A ausência das mulheres no cânone filosófico”. O momento também teve a participação do professor Dr. Edimar Brígido (FAVI), como arguidor.

Em seguida, as professoras Dra. Léa Silveira (UFLA) e Dra. Danielle Magalhães (UFRJ) compuseram uma mesa-redonda que ressaltou as contribuições de pensadoras como Simone de Beauvoir e Silvia Federici. A mesa contou com a mediação da professora Ana Paula Cunha.

O segundo dia de evento começou com a apresentação de pesquisas de discentes, com a mediação do aluno Rafael Cordeiro, da graduação em Filosofia da FAVI.

Após o intervalo, foi a vez da conferência da professora Dra. Ir. Adair Sberga (USP), intitulada "A formação da pessoa em Edith Stein". E também das contribuições do professor Ms. Eli Carlos DalPupo (FAVI), como arguidor. 

Na última manhã, os professores Ms. Frei Rafael Santamaria (Studium Theologicum) e Dr. Remo M. Filho (PUC-Rio) compuseram o Painel Teresa de Ávila. Eles dialogaram sobre “Teresa de Jesus, mística e liberdade” e “Teresa de Ávila e o gênero epistolar”, com a mediação do professor Dr. Léo Peruzzo (FAVI). 

E a conferência de encerramento foi ministrada pela professora Dra. Maria Clara Lucchetti Bingemer (PUC-Rio), sobre “A mística em Simone Weil”, com a participação do Dr. Bortolo Valle (FAVI).

A saber, o evento foi organizado pelos estudantes que compõem o Diretório Acadêmico da FAVI, com a coordenação do professor Dr. Edimar Brígido

Em períodos de crise, o debate sobre ética e a análise dos Direitos Humanos tendem a florescer. As circunstâncias possibilitam à humanidade repensar sua memória comum e os valores compartilhados coletivamente. E isso pode ser visto em diversas esferas: política, social e até mesmo institucional. 

Com o intuito de contribuir para esse debate, a Faculdade Vicentina abre inscrições para a terceira turma da sua pós-graduação em Ética e Direitos Humanos, com data de início marcada para 23 de outubro de 2021. 

O curso será ofertado novamente na modalidade de aulas remotas, ao vivo, por meio de plataforma virtual. Ao todo, a carga horária contempla 360h, ao longo de 13 meses.

O coordenador da pós é o professor Dr. Edimar Brígido. E a certificação EAD é feita pela Faculdade IMESMERCOSUR.

Vale lembrar que graduados em qualquer área do saber podem se inscrever para a especialização.

>>> Saiba mais sobre a matriz curricular e demais informações do curso

Arte Terceira turma da pós em Ética e Direitos Humanos

>>> Faça sua inscrição

Mais Artigos...