Pe. Domenico Aula Magna 2021Uma celebração eucarística realizada na Paróquia São Vicente, em Curitiba, na manhã do dia 5 de fevereiro, marcou a abertura oficial do ano letivo de 2021 na Faculdade Vicentina. 

A missa foi presidida pelo Pe. Ilson Hübner, diretor geral da FAVI, e concelebrada por representantes de casas de formação, que na ocasião apresentaram os estudantes encaminhados para os cursos de Propedêutico, Filosofia e Teologia. 

Além de acolher todos os estudantes, seminaristas e leigos, o momento de ação de graças também tinha como intenção homenagear o Pe. Domenico Costella, professor que está se despedindo do corpo docente da FAVI. 

Após a missa, o professor Dr. Luiz Balsan, coordenador do curso de Filosofia, expôs uma breve biografia do Pe. Domenico, chamando a atenção para a importância de sua trajetória na docência, tanto para a cidade de Curitiba quanto no estado do Paraná. 

Em seguida, o professor homenageado conduziu a Aula Magna de 2021, desenvolvendo o tema: “Por que a polarização é prejudicial à democracia?''.

As atividades desta manhã especial foram transmitidas pelo nosso canal do Youtube. Confira a gravação: 

Vestibular Agendado

Quem tem interesse em começar a estudar nas graduações de Filosofia ou Teologia neste ano, ainda pode fazer inscrição para o Vestibular Agendado da FAVI. Para isso, entre em contato com a Secretaria pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (41) 3222-7716.

Na manhã do dia 3 de fevereiro de 2021, os novos integrantes do corpo docente da Faculdade Vicentina receberam uma capacitação sobre os sistemas utilizados pela instituição para apoiar as atividades pedagógicas.

Entre os assuntos abordados estavam: o sistema acadêmico (no qual é feito o registro de presenças, notas e conteúdos trabalhados nas aulas), a ferramenta Moodle (que permite o compartilhamento de materiais complementares às aulas e a realização de avaliações) e o Zoom (meio pelo qual estão sendo realizadas as aulas remotas durante a pandemia). 

A atividade aconteceu dias antes do início das aulas deste ano letivo, para que os professores pudessem se familiarizar com as ferramentas e tirar eventuais dúvidas. 

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão da Faculdade Vicentina – uma oportunidade para quem quer ingressar no ensino superior, em uma instituição com mais de 50 anos de tradição em educação de qualidade.

O processo seletivo disponibiliza vagas para dois cursos de graduação: bacharelado em Filosofia e bacharelado em Teologia. Ambos com aulas no período matutino e conceito 4 obtido no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A avaliação será no dia 1º de fevereiro de 2021, no período da manhã. Devido às medidas preventivas relacionadas à pandemia da Covid-19, as provas serão realizadas online. Para ter acesso, o participante inscrito receberá um link enviado via e-mail, na data do teste.

Quem não puder realizar a prova na data marcada, deve entrar em contato com a Secretaria da FAVI para solicitar a participação no Vestibular Agendado.

Além da redação, serão avaliados conhecimentos gerais de língua portuguesa. No Manual do Candidato, constam as informações necessárias para a execução da prova e os conteúdos que serão avaliados.

>>> MANUAL DO CANDIDATO 2021 (PDF) 

Inscrições

Para participar do Vestibular de Verão da FAVI, é preciso preencher o formulário de inscrição do curso escolhido. A taxa de inscrição é de R$85.

>>> FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - FILOSOFIA

>>> FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - TEOLOGIA

Mais informações

Para obter mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (41) 3222-7716. 

Vestibular 2020

Neste início de ano letivo, toda a comunidade acadêmica da Faculdade Vicentina presta uma homenagem ao Pe. Domenico Costella. O motivo é a gratidão por sua trajetória de docência nas áreas da Filosofia e Teologia. Em especial, pela oportunidade que tantos estudantes e professores tiveram de partilhar semestres letivos com sua presença e seus conhecimentos.

Pe. Domenico nasceu no dia 6 de fevereiro de 1941, em Borgotaro, na Província de Parma, na Itália. Foi ordenado padre em 1964, pela Congregação dos Missionários Xaverianos. 

É mestre em Filosofia Contemporânea (Roma, 1966) e doutor em Filosofia da Religião (Roma, 1973). Começou a se dedicar à docência no ano de 1978. E integrou o corpo docente de nossa instituição de 2007 a 2020. 

Na FAVI, ministrou aulas de Ética e Grego, no Bacharelado em Teologia. E conduziu as disciplinas de Ética Filosófica e Filosofia do Brasil e da América Latina, no Bacharelado em Filosofia

Entrevista com Pe. Domenico Costella

A seguir, confira a entrevista que fizemos com o Pe. Domenico Costella sobre esse caminho percorrido:

 

Como o senhor observa a história que a instituição traçou no tempo que fez parte do corpo docente, desde a época de Instituto Vicentino de Filosofia até tornar-se Faculdade Vicentina? 

Pe. Domenico: A história do Instituto Vicentino de Filosofia até se tornar Faculdade, com o decreto do MEC, é muito interessante. Lembro quando da PUC ia até Santa Felicidade e depois passando pelos campos (lembrando Holzwege de Heidegger: os caminhos do campo) chegava ao Instituto (não podemos esquecer a figura de Pe. Vicente Keller). Tenho ótimas lembranças; Também não posso esquecer o prof. Cleverson Leite Bastos, recém falecido, que contribuiu para o fortalecimento do Instituto, em seu começo.

Sobretudo pela coragem do Pe. André Marmilicz e do coordenador prof. Luiz Balsan, obtivemos o decreto de transformação do Instituto em Faculdade. Eu vi os esforços da diretoria da FAVI em ampliar a Biblioteca, adquirir revistas (o que faz uma Faculdade são os professores e a biblioteca). Além dos seminários anuais com temas pertinentes aos diferentes campos da filosofia e os desafios da sociedade contemporânea.

Qual a sua visão sobre a contribuição da FAVI na formação filosófica e teológica em Curitiba e no Paraná?

Pe. Domenico: A contribuição da FAVI para a formação dos seminaristas, leigos, Irmãs, é de inestimável valor. Cito o Estatuto da Faculdade Vicentina: “Inspirada em São Vicente, seu Patrono, a Faculdade Vicentina busca a promoção integral do ser humano, através de uma educação de qualidade, realizada por profissionais competentes, aberta a toda comunidade, em vista de formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento ético, social, cultural e político da sociedade e com o cuidado do planeta”.

Há muito tempo insisto nessa tecla: devemos formar leigos(as) com boa formação, mantendo sua autonomia – como prega o Vat: II - “em diálogo com os sacerdotes, e não coroinhas do padre”. “Os sagrados Pastores, porém, reconheçam e promovam a dignidade e a responsabilidade dos leigos na Igreja (…) E deixem-lhes liberdade e raios de ação” (LG, n. 37).

 

>>> Aula Magna 2021 com Pe. Domenico

A edição número 338 da Revista Vida Pastoral conta com uma contribuição do corpo docente da Faculdade Vicentina. 

Pe. Eliseu Wisniewski – mestre em Teologia, integrante da Congregação da Missão Província do Sul e professor do bacharelado em Teologia – escreveu um artigo intitulado “O tradicionalismo como ameaça para uma Igreja em saída”. 

O artigo leva em consideração o fenômeno do tradicionalismo católico como um desafio ao discernimento da fé. De acordo com a reflexão de Pe. Eliseu, os tradicionalistas são hoje bem visíveis dentro da Igreja católica, afirmando um modelo de verdade fixa e universal advinda do passado como solução das crises atuais. Por isso, o texto pretende oferecer elementos para a compreensão e discernimento da tendência tradicionalista. 

O texto está publicado nas páginas 22 a 31. 

>>> Clique aqui para baixar a edição completa da revista.

>>> Confira mais recomendações de leitura do Pe. Eliseu.

Na última sexta-feira, 29 de janeiro, os professores e funcionários da FAVI participaram de uma atividade de preparação para o ano letivo de 2021. Eles se reuniram virtualmente para uma palestra com a Ir. Carolina Mureb, sobre a importância da educação vicentina nos tempos atuais e o Pacto Educativo Global.

Ir. Carolina é Filha da Caridade e trabalha na Rede Vicentina de Educação. Possui formação nas áreas de Pedagogia e Teologia. E coordena a Comissão de Educação da Província do Rio de Janeiro. 

“Para mim é sempre uma alegria poder partilhar a experiência dos estudos e reflexões sobre o carisma vicentino”, afirmou a convidada.

Palestra Ir. Carolina Pe. IlsonUma trajetória repleta de significados

No início de sua fala, Ir. Carolina recordou aos presentes a origem das obras da Congregação da Missão, bem como dos primeiros ramos da Família Vicentina, a partir das iniciativas de São Vicente e Luísa de Marillac. 

Desde a inspiração carismática, a finalidade principal era o serviço aos pobres, doentes e camponeses – considerando que as necessidades dos pobres são múltiplas, tanto corporais quanto espirituais. 

Dessa forma, a primeira instituição educativa vicentina surgiu na casa de Luísa de Marillac, para meninas que não tinham condições de receber instrução. E desde essa época, já eram características essenciais: a centralidade no acolhimento, a luta pela dignidade humana, a defesa de direitos e a busca por justiça social. 

Chamado do Papa Francisco

Ir. Carolina também apresentou os principais tópicos de discussão e ação que o Papa Francisco propõe desde 2019 e que resultaram no Pacto Educativo Global, que envolve universidades católicas do mundo inteiro. 

Cabe à educação, por exemplo, propor um novo modelo antropológico, levando em conta a relação com a vida, a sociedade e a natureza. 

Outro aspecto destacado foi o conceito de discernimento. Isto é, um processo contínuo para estimular boas escolhas e o bom uso da liberdade pessoal, tendo em vista o bem coletivo. 

Além disso, a partir dos compromissos que o Papa propõe para a educação e das rápidas transformações do mundo atual, Ir. Carolina ressaltou o papel da educação vicentina para a formação de cidadãos conscientes e atuantes. 

Inspirada em São Vicente de Paulo, seu patrono, a Faculdade Vicentina busca a promoção integral do ser humano. Coloca essa missão em prática por meio de uma educação superior de qualidade, realizada por profissionais competentes, aberta a toda a comunidade, tendo em vista formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento ético, social, cultural e político da sociedade e com o cuidado do planeta.

Para saber mais sobre os princípios que norteiam a educação vicentina, confira a entrevista com o Pe. Joélcio Saibot, diretor de ensino da Faculdade Vicentina, membro da Congregação da Missão Província do Sul e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Anunciação (Colônia Dom Pedro II - Campo Largo).

Em que se difere a educação vicentina de outros métodos de educação? 

Pe. Joélcio: A educação vicentina tem como objetivo ajudar na formação para a vida, além da formação para o mercado. Ela é pautada nos valores cristãos, por meio do carisma vicentino. Uma pedagogia criativa, participativa, personalizante, que promove o senso comunitário; aberta ao diálogo, sempre atenta às situações particulares em que se encontram os educandos; libertadora, que oferece contribuições para tornar a sociedade mais democrática e fraterna (educação para a justiça); uma pedagogia que faz da escola um lugar de diálogo entre fé e vida, entre ciência e fé, de tal modo que a pedagogia e o ambiente favoreçam e incentivem o crescimento harmônico de todas estas dimensões.

Ela prepara o aluno de forma diferenciada para sempre buscar o melhor em termos de educação? 

Pe. Joélcio: A educação vicentina busca oferecer uma educação holística para os alunos, ou seja, ver a vida de um modo integral. Priorizamos uma educação na qual o aluno possa ser protagonista na busca dos conhecimentos acumulados na história da humanidade. Esses conhecimentos deverão ajudar a construir uma visão de mundo e pessoa integral: ser biopsicossocial e espiritual. É uma educação que busca dialogar com as situações do nosso tempo: sustentabilidade, respeito, cultura e promoção humana. 

Quais são os princípios básicos da educação vicentina?

Pe. Joélcio: Educação capaz de questionar a realidade social existente, transformando-a numa convivência mais humana e democrática; a consciência do valor moral da liberdade e o empenho de cada um em harmonizar a liberdade de todos; a busca por uma educação que seja acessível a todos; olhar para os educandos como sujeitos, ajudando-os a desenvolver a consciência da dignidade humana e da autoestima, trabalhando conteúdos que evitam qualquer discriminação, tanto na família como na sociedade.

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