Neste ano de 2012,  nos dias 5-7 de novembro tivemos uma nova visita, desta vez referente ao processo de Recredenciamento da Faculdade Vicentina. Os avaliadores José Wellington Alves dos Santos e José Edson Paz da Silva são professores da Universidade Federal de Santa Maria/RS e Cleuza Maria Maximino Carvalho Alonso é professora da ULBRA, na mesma cidade.

A satisfação com o que viram e ouviram, já manifestada nos diversos momentos de conversa, formais ou informais, que tiveram com todos os membros da comunidade acadêmica, tornou-se ainda mais evidente no relatório de conclusão da visita, que de ser disponibilizado.

Alguns itens deste relatório aparecem como particularmente significativos. Do corpo docente da FAVI, avaliado muito positivamente, os avaliadores destacam o nível de sua titulação – muito acima do mínimo exigido pelo MEC: 94% são mestres e doutores – seu empenho acadêmico, sua experiência profissional, a qualidade e quantidade de sua produção científica, sua experiência e formação internacional e sua satisfação por fazerem parte da Faculdade Vicentina. Da comunidade acadêmica os avaliadores destacaram de modo particular dois aspectos: o primeiro refere-se ao processo de comunicação aberto que a direção e coordenação propicia com e entre todos os grupos e setores, favorecendo uma avaliação contínua de todas as suas atividades, das quais decorrem ações concretas de melhoria, e uma efetiva participação nas decisões, através dos seus diversos núcleos e conselhos nos quais todos os segmentos da comunidade estão representados; o segundo refere-se à gestão institucional, pautada sobre princípios de qualidade. Na infra-estrutura, o destaque foi para a biblioteca, pelo acervo bibliográfico, pelo espaço que oferece para o estudo pessoal e de grupos, pelo laboratório de informática anexo, pela organização e atendimento destacado pelos próprios discentes na reunião com os professores avaliadores.

Com esta avaliação conclui-se um importante processo de consolidação da Faculdade Vicentina. Com seus cursos devidamente reconhecidos e avaliada positivamente, no processo de recredenciamento, a FAVI pode agora pensar, não apenas em dar continuidade aos dois cursos atualmente existentes – Filosofia e Teologia – mas também ampliar seu espaço de ação para novos rumos. Quando uma instituição consegue solidificar suas estruturas e oferecer um serviço de qualidade ela está pronta para crescer e certamente este é o rumo que será seguido pela Faculdade Vicentina nos próximos anos.