As congratulações, porém, querem se transformar em augúrios. Nosso desejo é que vocês não parem por aqui. Há quatro anos vocês iniciaram uma caminhada rumo a uma data bem definida. Hoje vocês podem dizer de cabeça erguida: chegamos! Hoje, vocês curtem a alegria de ter alcançado a meta almejada, mas como diz o ditado popular, o ponto de chegada é sempre um novo ponto de partida. A pessoa humana é um ser propenso a buscar sempre novos horizontes. Portanto, caros formandos, nosso augúrio é que as novas metas sejam uma constante em suas vidas.

Em segundo lugar quero partilhar um profundo sentimento de alegria que não é só meu, mas nosso, de todos os que de uma forma ou de outra fazem parte da comunidade da Faculdade Vicentina.

A cada três anos o MEC avalia cada curso através ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). No ENADE de 2008, publicado em 2009, a faculdade Vicentina foi colocada em destaque. Seu curso de Filosofia teve a melhor nota entre os cursos de Filosofia ofertados na cidade de Curitiba e em nível mais amplo, ficamos 10 pontos percentuais acima da média nacional. Talvez muitos de vocês, mesmo tendo convivido conosco, não ficaram sabendo disso. Esse talvez seja nosso pecado maior, o de não divulgar suficientemente nossas conquistas.

Esse mesmo destaque aparece no ENADE 2011, publicado esta semana pelo MEC. A Faculdade Vicentina alcançou nota 4, em uma escala de 1 a 5, no curso de Filosofia, bem como no IGC (Índice geral de cursos). Nota 4, portanto, nos dois índices avaliados. Com muito orgulho podemos dizer que, com outras duas faculdades e algumas universidades, partilhamos o primeiro lugar do Estado do Paraná.  Isto significa que estamos entre os melhores do Estado e isso para nós é motivo de alegria e festa.

Na última avaliação do MEC, realizada in loco, entre os dias 5 e 7 de novembro de 2012, ao lado do empenho e profissionalismo da direção e coordenação que garantem uma “gestão institucional pautada em princípios de qualidade”,  os visitadores destacaram a qualificação, o empenho, a produção científica, o compromisso pedagógico bem como a experiência nacional e internacional de nosso Corpo Docente. Diversos outros setores mereceram destaque, entre eles: a biblioteca e o acompanhamento psicopedagógico dos discentes.

Portanto, estamos vivendo um importante momento da nossa faculdade que pode ser chamado de consolidação. O processo se iniciou com o seu credenciamento e a aprovação do curso de Filosofia em novembro de 2006. Um novo momento particularmente significativo ocorreu em novembro de 2007 com a aprovação do curso de Teologia. Seguiram-se o reconhecimento de ambos os cursos em 2010 e por fim o recredenciamento da Faculdade em 2012. 

Mas como eu já disse caros formandos, o ponto de chegada é sempre um novo ponto de partida. Uma Instituição solidificada possibilita as bases para vôos mais altos. O reconhecimento oficial, em nível nacional da qualidade acadêmica de nosso trabalho nos compromete não somente a zelar para manter esse nível. Nós não queremos parar por aqui. Nós queremos ser melhores do que somos hoje.

Concluo minha fala expressando meu reconhecimento a toda a comunidade acadêmica da Faculdade Vicentina. A meta alcançada não pertence a um ou outro, mas é uma conquista de todos, é a nossa conquista. Portanto, deixo aqui, minha palavra de gratidão à coordenação, ao Corpo Docente, ao Corpo Técnico Administrativo a vocês alunos e enfim, a todos os que de uma forma ou outra nos apóiam e acreditam em nosso trabalho.

E se esse é motivo de alegria para todos o é de modo particular para vocês formandos que poderão dizer com orgulho: fui aluno da Faculdade Vicentina.

A todos, o meu muito obrigado!