PROGRAMA DE AUTO-AVALIÇÃO INSTITUCIONAL 2007-2008
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COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO


Diretor Geral: Dr. André Marmilicz
Coordenador de Ensino: Dr. Luiz Balsan

Presidente (Representante do Corpo Docente)
· Prof. Ms. Eli Carlos Dal'Pupo
Vice-Presidente (Representante do Corpo Técnico-administrativo)
· Fábio Gumieiro
Representante do Corpo Discente
· Luiz Marcio dos Passos
Representante da Sociedade Civil
· Estanislau Jovtei
Secretário Geral
· Antonio Souza

Antecedentes

Pensando em um modelo de Instituição de Ensino Superior capaz de promover a inovação, a inclusão social, caminhando em sintonia com as necessidades da sociedade para um desenvolvimento humano, afetivo e intelectual, voltado para o bem estar de todos, sobretudo na defesa da vida.

A Faculdade Vicentina, por nomeação de seu Diretor Geral, propõe a CPA, visando assim, saciar os anseios da comunidade acadêmica e ao mesmo tempo cumprir o disposto na lei n°10.861, de 14 de abril de 2004, a qual trata do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que dentre as diversas atividades, estabelece um mecanismo contínuo de avaliação das instituições de Ensino Superior (IES) do País.

1. Comissão Própria de Avaliação (CPA)
A presente comissão foi estabelecida em setembro de 2007 (Portaria FAVI (...) 03 de novembro de 2007) e conta com 4 (quatro) membros, representando os três segmentos que compõem a comunidade acadêmica: docentes, técnicos-administrativos, discentes e sociedade civil organizada. Amparada por regimento próprio, a CPA da FAVI é um órgão suplementar da Direção Geral possuindo independência do Conselho Superior da instituição para a condução dos trabalhos de avaliação institucional e elaboração de relatórios alusivos ao tema. Detalhes sobre a CPA, bem como o regimento da comissão podem ser obtidos no site www.faculdadevicentina.com.br.

2. A comunidade acadêmica da FAVI Conceitua-se neste projeto como comunidade acadêmica, todos os membros docentes, técnicos-administrativos e discentes vinculados formalmente à instituição.
Atualmente a FAVI possui 30 docentes, 4 técnicos-administrativos, 150 alunos de graduação, 60 alunos de pós-graduação Lato Sensu presencial, totalizando uma comunidade acadêmica de 244 indivíduos.
Essa comunidade está envolvida em 02 cursos de graduação, 5 cursos de pós-graduação Lato Sensu presencial. O corpo docente da FAVI está distribuido em 02 departamentos didáticopedagógicos, responsáveis pela ministração de todas as disciplinas constantes nos currículos dos cursos da Faculdade.

3. Princípios norteados da avaliação institucional A CPA entende que a estrutura da avaliação institucional deve:
· Ser contínua e organizada em ciclos semestrais;
· Contar com a participação ampla da comunidade acadêmica em todas as etapas da avaliação, desde a concepção e execução dos instrumentos de avaliação até a análise crítica dos resultados;
· Focalizar o processo de auto-avaliação nas diretrizes do plano de desenvolvimento institucional;
· Ter foco nos processos coletivos, e não na avaliação do indivíduo;
· Utilizar com o maior grau de integração possível métodos qualitativos e quantitativos de avaliação;
· Ser adaptável às necessidades e características da instituição ao longo de sua evolução;
· Utilizar os dados já disponíveis sobre a instituição;
· Assistir à instituição na avaliação e adequação dos princípios e missão da Faculdade, bem como seu Plano de Desenvolvimento Institucional;
· Criar uma cultura de avaliação em toda a instituição, focalizada na constante melhoria e renovação de suas atividades;
· Fornecer à gestão institucional, ao poder público e à sociedade uma análise crítica e contínua da eficiência, eficácia e efetividade acadêmica da Faculdade;

4. Componentes do programa de avaliação institucional
4.1. Coleta semestral de dados quantitativos junto aos órgãos administrativos da instituição;
Este procedimento tem como objetivo o monitoramento contínuo das atividades da instituição e um caráter tanto informativo quanto aplicado ao redirecionamento das ações da Faculdade. Os dados gerados também servirão de fonte (em análise de série histórica) de informação para elaboração dos relatórios de avaliação institucional. As informações necessárias à avaliação, serão fornecidas pelo órgão da faculdade responsável por tal atividade, devendo ser certificadas pelo mesmo. A partir dos dados obtidos serão gerados indicadores para diversas dimensões de avaliação, descritas posteriormente nesse projeto, e feitas inferências sobre os diferentes eixos de desenvolvimento e de serviços da faculdade;
4.2. Aplicação de instrumentos de avaliação aos diferentes segmentos da comunidade acadêmica, bem como à sociedade civil, quando pertinente;
A cada ciclo semestral de avaliação serão aplicados diferentes instrumentos de consulta à comunidade acadêmica, cujos conteúdos estão detalhados no anexo do documento. Esses instrumentos contemplarão diferentes aspectos das atividades acadêmicas na faculdade, como:
qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, condições de trabalho disponíveis para docentes e técnicos-administrativos, grau de satisfação com os serviços disponíveis no campus, acompanhamento de egressos dos cursos de graduação, dentre outros. Os questionários somente serão aplicados para os membros da comunidade acadêmica que desenvolvem atividades cotidianamente no campus da FAVI. Desse modo, não haverá aplicação de questionários para alunos de pós-graduação Lato Sensu à distância e a comunidade acadêmica consultada será de (X pessoas) pessoas. A aplicação dos questionários será feita via internet, onde ficará disponível (na homepage da CPA) por tempo pertinente para cada membro da comunidade acadêmica. O acesso do usuário será certificado por meio de senhas específicas, garantindo o sigilo e impedindo duplicações de respostas. Os dados coletados serão armazenados em banco de dados próprio, permitindo o cruzamento de todas as informações coletadas ampliando a capacidade de análises a partir dos dados acumulados. Este banco será de uso exclusivo da CPA, com controle de acesso por senha;
4.3. Elaboração de relatórios parciais e finais de cada ciclo de avaliação;
Com o objetivo de organizar os dados coletados e interpolar os diferentes instrumentos de avaliação, quantitativos e qualitativos, os relatórios serão sistematizados com analise de dez diferentes dimensões de avaliação institucional, seguindo a recomendação do INEP. Cada dimensão deverá ser constituída por um conjunto de indicadores (quantitativos e/ou qualitativo) que caracterize a mesma. Para cada dimensão a CPA organizará a documentação comprobatória pertinente que será posteriormente utilizada no processo de avaliação institucional externa, realizada pelo INEP. O PDI da FAVI será o documento balizador de todo processo de avaliação institucional. Para cada dimensão avaliada os resultados obtidos serão comparados aos princípios do PDI para aquela área, bem como as metas previstas e a focalização de cada atividade;
4.4. Avaliação externa da instituição e do processo de auto-avaliação institucional Essa avaliação será realizada por uma comissão de especialistas, indicadas pelo INEP, e que terá como interlocutora na instituição a CPA. Os instrumentos que serão utilizados para tal avaliação serão determinados pelo próprio INEP e terá como ponto de partida o relatório de auto-avaliação pela CPA.

5. Dimensões de atuação institucional a serem avaliadas;
A partir dos dados e informações obtidos na execução dos itens 4.1 e 4.2 desse projeto, serão construídas análises de interferência para dez diferentes dimensões, que representam vários traços ou características dos aspectos institucionais. Cada dimensão é separada em categorias de análise, que serão caracterizadas por um grupo de indicadores adequado.
5.1. 1ª Dimensão: A missão e o plano de desenvolvimento institucional(PDI) Na análise do PDI serão considerados:
· O nível de congruência entre os participantes estabelecidos pelo PDI e a realidade institucional;
· A articulação entre o PDI e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI); considerando as ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica;
· O grau de conhecimento e apropriação da comunidade acadêmica quanto ao PDI, mensurado pelos questionários pertinentes;
· O perfil esperado no PDI para os integrantes e egressos da instituição.
5.2. 2ª Dimensão: A política para o ensino, pesquisa e extensão e as respectivas normas de operacionalização.
(Esta dimensão é dividida em quatro itens , sendo ensino de graduação, ensino de pós-graduação e extensão).
5.2.1. Ensino de graduação:
· Analisar criticamente o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), para os dois cursos de graduação da FAVI verificando a articulação entre os mesmos;
· Avaliar a relação dos PPCs da FAVI com as diretrizes nacionais para cada curso de graduação;
· Analisar o plano de metas da Coordenação da FAVI face às necessidades detectadas durante a avaliação e às políticas de expansão do ensino de graduação previstos no PDI;
· Avaliar a sistemática vigente de acompanhamento da qualidade dos cursos de graduação, as análises geradas e a comparação das mesmas com percepção obtida pela consulta à comunidade (questionários).
5.2.2. Ensino de Pós-graduação (Lato Sensu)
· Políticas de abertura de novos cursos e sistemática de avaliação da qualidade dos cursos implantados;
· Cursos Lato Sensu como fonte de qualificação profissional para professores e demais servidores da FAVI;
· Condições de oferta, concepção, projeto pedagógicos, estrutura disponível, dentre outros, para os cursos Latu Sensu presenciais da FAVI.
5.2.3. Extensão:
· Análise de concepção e articulação do PDI com plano de metas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão;
· Ações de integração da extensão com o ensino e a pesquisa: serão analisados alguns indicadores como o número de alunos participando em projetos registrados/ano, a política de bolsas de extensão, a validação de atividades de extensão como carga horária para integralização curricular, a evolução do número de projetos de extensão, o número de certificados de atividade de extensão por docentes/ano, dentre outros;
· Caracterização da inserção social das atividades de extensão;
· Verificação das ações de extensão onde é possível mensurar ou estimar o público alvo atingido.
5.3. 3ª Dimensão: A responsabilidade social da instituição:
· A caracterização dessa dimensão será feita por uma descrição das atividades pertinentes realizadas pela FAVI como, eventos culturais, apoio a grupos artísticos, uso das instalações da FAVI para o desenvolvimento de atividades culturais da região, inserção de membros da comunidade acadêmica em conselhos comunitários e similares em nível municipal e regional, dentre outros;
· Quanto às políticas afirmativas e de inserção social: será elaborado e analisado um sumário do processo seletivo da FAVI, incluindo os critérios de isenção no processo seletivo para candidatos carentes, situação atual quanto ao sistema de cotas raciais e similares, dados quantitativos dos últimos anos de número de candidatos isentos de taxas e/ou beneficiados por programas sociais;
· Análise das políticas e procedimentos adotados para a elaboração de convênio com outras instituições públicas e com a iniciativa privada, um sumário do processo de formulação de convênios da FAVI, e dados quantitativos de convênios que permitam a análise da evolução dos mesmos, evidenciando o número de convênios por natureza da entidade parceira, como, outras IES públicas e/ou privadas, cooperativas, sindicatos patronais e de trabalhadores, ONGs, escolas de ensino fundamental e médio, entidades estrangeiras;
· Ações de atendimento a membros da comunidade acadêmica portadores de necessidades especiais: Procedimentos adotados na seleção de pessoal, atividades pedagógicas desenvolvidas para alunos enquadrados em tal categoria, dentre outros.
· Ações desenvolvidas pela FAVI para a preservação do meio ambiente e educação ambiental, atividades de coleta seletiva de lixo, destinação de dejetos e resíduos químicos no campus, utilização e tratamento da água entre outros.
5.4. 4ª Dimensão: A comunicação com a sociedade:
· Nesse item será avaliado o sistema de comunicação da FAVI, que atualmente é constituído pela página da internet www.faculdadevicentina.com.br e por comunicados escritos;
· O site www.faculdadevicentina.com.br procura seguir algumas proposições norteadoras da qualidade de uma página de serviço público na internet, neste item serão verificadas e analisadas características como: todos os órgãos da FAVI possuem home-page funcional? Existe assessoria de comunicação na FAVI? Que critérios são utilizados para publicação de documentos oficiais da instituição? Freqüência e forma de atualização da página da FAVI. Há verificação da atualização das páginas por parte dos departamentos didáticos-científicos e demais órgãos da instituição? Existem normas definidas para veiculação de informações e de autoridade sobre as mesmas. Existe uma versão da página em outros idiomas?
· Análise de percepção da sociedade local quanto às atividades desenvolvidas pela FAVI por meio de aplicação de questionário específico.
5.5. 5ª Dimensão: as políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnicoadministrativo.
Serão avaliados cos seguintes itens:
· Ações desenvolvidas pela FAVI para a requalificação profissional de docentes e técnicosadministrativos. Serão analisadas tais ações, bem como a proporção de servidores beneficiados nos últimos 2 (dois) anos, comparativamente.
· Análise das políticas de assistência e melhoria da qualidade de vida dos servidores da FAVI. Será feita análise dos serviços de assistência odontológica, médica, transporte e alimentação.
· Avaliação do grau de satisfação dos servidores da FAVI quanto às condições materiais e de relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho por meio de questionário.
5.6. 6ª Dimensão: Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividades dos colegiados.
Na instituição todos os órgãos administrativos e colegiados são previstos em regimento, com suas respectivas atribuições e normas estabelecidas. Nessa dimensão serão analisados apenas os aspectos de estruturação e difusão da informação gerada ao longo do processo  administrativo.
· Descrição e análise da forma de composição dos colegiados da FAVI;
· Avaliação dos sistemas de informação utilizados para o armazenamento e processamento dos dados administrativos e operacionais da instituição;
· Análise da difusão de informações e decisões dos órgãos administrativos e colegiados para a comunidade acadêmica.
5.7. 7ªDimensão: Infra-Estrutura física, de ensino, pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação
· Levantamento de toda a área existentes na FAVI, separadas por natureza de utilização (sala de aula, sala de docente, laboratório, auditório, área de convivência, etc). Os dados serão obtidos diretamente junto aos órgãos administrativos da Instituição;
· Levantamento e análise da estrutura física da biblioteca, expansão do acervo nos últimos 2 (dois) anos e políticas institucionais para a expansão, acesso a sistemas informatizados de permutação bibliográfica, número de funcionários e programas de treinamento, disponibilidade
· Aplicação de questionário a comunidade acadêmica abordando a adequação de infra-estrutura, com ênfase aos serviços de biblioteca e acesso à internet;
· Levantamento e análise das condições de acesso à internet no campus da FAVI para toda a comunidade acadêmica.
5.8. 8ª Dimensão: Planejamento e avaliação, em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional
· Essa dimensão será considerada como um processo de meta-avaliação, que possibilitará uma análise crítica dos instrumentos desenvolvidos para a avaliação e os resultados alcançados. Os itens e formas de avaliação serão:
· Item específico no relatório final de avaliação institucional descrevendo toda a sistemática de avaliação, a participação dos segmentos da comunidade acadêmica no processo, os recursos financeiros, materiais e humanos disponibilizados pela FAVI, dentre outros;
· Aplicação de um questionário à comunidade acadêmica da FAVI, a ser elaborado à época, abordando aspectos diversos da avaliação institucional, de modo a estabelecer a percepção dessa comunidade sobre o processo;
· Participação de todos os membros da CPA em um grupo de enfoque, aplicados por consultores externos à comissão, mas de dentro da Intituição, para elaboração de uma avaliação qualitativa da forma de trabalho da própria comissão.
5.9. 9ª Dimensão: Políticas de atendimento a estudantes e egressos Estudantes:
· Análise dos dados evolutivos dos alunos de graduação nos últimos 2 (dois) anos;
· Avaliação dos dados do perfil educacional do ingressante;
· Análise do perfil sócio-econômico dos ingressantes no processo seletivo, determinado por questionário aplicado aos alunos inscritos nos processos seletivos da FAVI;
· Avaliação da evolução anual do número de bolsas de incentivo aos alunos de graduação como bolsas de extensão, bolsas de iniciação científica, bolsas de trabalho e bolsas de monitoria de graduação;
· Descrição e avaliação das políticas e programas de assistência aos estudantes em todas as modalidades. Adicionalmente, os dados quantitativos dos últimos 2 (dois) anos, bem como a origem dos recursos financeiros para a manutenção de tais programas;
· Verificação, nos PPCs, das medidas de acompanhamento do rendimento dos alunos de graduação;
· Análise das políticas e verbas disponibilizadas, nos últimos 2 (dois) anos, para incentivo à participação de alunos de graduação em atividades acadêmicas externas a FAVI;
· Verificação das formas de regulamentação de grupos de estudos com a participação de alunos da FAVI;
· Avaliação da percepção dos estudantes em relação a qualidade dos cursos de graduação e pósgraduação, bem como dos serviços disponíveis no campus, por meio de questionário específico;
Egressos:
· Tendo em vista que a faculdade teve o seu credenciamento em 1° de novembro de 2006, neste primeiro momento não teremos avaliação de alunos egressos, devido não haver nenhuma turma formada ainda;
5.10. 10ª Dimensão: sustentabilidade financeira:
Para avaliação dessa dimensão serão utilizadas planilhas financeiras emitidas pelo departamento financeiro da FAVI e pelo Conselho Econômico da CMPS (Mantenedora). Os dados evolutivos dos recursos disponibilizados serão comparados com as necessidades atuais da instituição e com a expansão previsto no PDI da FAVI.

6. Ações de estímulo para a participação da comunidade acadêmica no processo de avaliação institucional:
O ato de avaliação como processo político, deve contar com ampla participação da comunidade acadêmica em todas as fases de sua execução. Nesse sentido todas as propostas incluídas no presente documento devem ser analisadas pela mesma. Considerando o prazo exíguo para a apresentação do programa ao INEP (01/09/08) e o início das atividades da CPA da FAVI (08/11/2007) , a comissão decidiu pela elaboração do atual programa e submissão do mesmo a comunidade, nos meses de setembro e outubro de 2007, para a avaliação e modificações apontadas como necessárias . Portanto, os instrumentos de avaliação propostos no programa poderão ser modificados até a sua implantação. O programa será disponibilizado para consulta individual, onde cada membro da comunidade também poderá enviar sugestões de alteração para o e-mail da Faculdade, e também será enviado aos órgãos administrativos da FAVI para a formulação de sugestões.

7. Cronograma do primeiro ciclo de avaliação institucional:
· Setembro de 2007 – Constituição da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da FAVI;
· Novembro de 2007 – Elaboração e aprovação do Regimento Interno da CPA;
· Março de 2008 – Elaboração e apresentação à Comunidade Acadêmica do Projeto da CPA;
· Abril de 2008 – Elaboração do questionário a ser aplicado na avaliação;
· Junho de 2008 – Aplicação dos questionários;
· Agosto de 2008 – Análise dos dados adquiridos a partir dos questionários aplicados;
· Setembro de 2008 – Primeiro relatório parcial de avaliação institucional;

Glossário:
CAPES – Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico.
Comunidade acadêmicas – Conjunto de docentes, técnicos-administrativos e discentes vinculados a uma instituição de ensino superior.
Categorias – São subdivisões ou aspectos específicos que compõem uma dimensão e que, e em conjunto, expressam a situação em quie se encontra a instituição com relação a dada dimensão.
Dimensões – São agrupamentos de grandes traços ou características referentes aos aspectos institucionais sobre os quais se emite juízo de valor e que, em seu conjunto, expressam a totalidade da instituição.
Grupos de indicadores – É o conjunto de medidas e/ou evidências usadas para caracterizar o estado da categoria.
IES – Instituição de Ensino Superior
Indicadores – São evidências concretas (quantitativas e qualitativas) relativas a cada um dos grupos de indicadores, que de forma simples ou complexa caracterizam a realidade dos múltiplos aspectos institucionais que retratam.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
IQCD – Índice de qualificação do corpo docente.
NDR – Núcleo de Referência docente. Classificação da CAPES para professores de pós-graduação.
NRD6 – Professor que desenvolve, em dado programa de pós-graduação, atividades de ensino, orientação acadêmica e pesquisa.
ONG – Organização não governamental
PDI – Plano de desenvolvimento institucional.
PEC – Programa estudante convênio.
PPC – Projeto pedagógico de curso.
PPI – Projeto pedagógico institucional.
PROIN – Programa de integração Graduação Pós-graduação.
SINAES – Sistema Nacional de avaliação do ensino superior.

INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE OFERTA DE SERVIÇOS NO CAMPUS DA FAVI
Este questionário faz parte de um programa de avaliação interna da FAVI e tem por objetivo coletar informações que subsidiarão ações transformadoras na Faculdade.
Para o preenchimento, atribua pontos para cada item relacionado conforme as seguintes opções de resposta:
5 – Ótimo
4 – Muito Bom
3 - Bom
2 - Regular
1 – Ruim
0 – Não sei informar/não se aplica

01. Acesso a portadores de necessidades especiais
02. Áreas de atividades esportivas e recreação
03. Atividades culturais (museus, coral...)
04. Biblioteca – 4.1 Acervo
4.2 Horário de funcionamento
4.3 Qualidade de atendimento
4.4 Acesso à internet (disponibilidade para uso)
06. Cantina - 6.1 Qualidade de atendimento
6.2 Variedade e qualidade de produtos alimentícios
6.3 Localização no Campus
6.4 Horário de funcionamento
08. Condições de acesso à internet no Campus
09. Computadores (disponibilidade de máquinas)
11. Gráfica
13. Instalações sanitárias (adequação e limpeza)
15. Livraria / Editora FAVI
18. Recursos Audiovisuais
20. Auditório
21.Salas de aula
23. Serviço de cópias (fotocópias, serviços de impressão)
24. Serviços de faxina
26. Serviço de ônibus municipal
27. Serviço de segurança
29. Jornal da FAVI (impresso)
30. Jornal da FAVI (internet)


INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
Prezado(a) aluno(a)
Este questionário faz parte do programa de avaliação interna da FAVI e tem por objetivo coletar informações que subsidiarão ações transformadoras na Faculdade.
Para o preenchimento, atribua pontos para cada item relacionado conforme as seguintes opções de resposta
5 – Sim/Sempre
4 – Muito/Com muita freqüência
3 – Regular/Com média freqüência
2 – Pouco/às vezes
1 – Não/Nunca
0 – Não sei/Não se aplica

01. Você conhece o projeto pedagógico do seu curso?
02. Você considera ter feito a opção correta pelo seu curso de graduação?
03. O curso está atendendo suas expectativas
04. Você conhece o perfil profissional proposto para o concluinte do seu curso?
05. Você considera que o curso está atendendo à formação do perfil profissional previsto?
06. Os alunos do curso recebem estimulo para a iniciação e produção científicas?
07. Você considera fácil conseguir estágios e outras atividades acadêmicas dentro da FAVI?
08. Você considera fácil conseguir estágios e outras atividades similares fora da Faculdade?
09. O curso dispõe de salas de aula preparadas para atividades didáticas?
10. O curso dispõe de laboratórios adequados para aulas práticas?
11. As atividades acadêmicas previstas no projeto pedagógico(disciplinas, estágios, projetos orientados, simpósios, semanas acadêmicas, etc) atendem às necessidades de prepará-lo para a atividade profissional?
12. A coordenação do curso atua satisfatoriamente?
13. O programa possui algum mecanismo para avaliação da qualidade das disciplinas constantes na estrutura curricular?

INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES E RELAÇÕES DE TRABALHO DOS SERVIDORES DA FAVI
Prezado (a) professor (a)
Este questionário faz parte de um programa de avaliação interna da FAVI e tem por objetivo coletar informações que subsidiarão ações transformadoras na Faculdade.
Para o preenchimento, atribua pontos para cada item relacionado conforme as seguintes opções de resposta:
5 – Ótimo
4 – Muito Bom
3 - Bom
2 - Regular
1 – Ruim
0 – Não sei informar/não se aplica

Obs:Nos itens 12 e 13 assinale apenas SIM ou NÃO
Como você avalia?

01.Como você avalia o seu grau de conhecimento sobre o plano de desenvolvimento institucional (PDI) da FAVI?
02.Como você avalia seu grau de participação na definição e elaboração do PDI?
03.Sua relação com seu superior imediato.
04.Sua relação com seus colegas de trabalho
05.O aproveitamento de sue potencial no ambiente de trabalho.
06.Sua capacidade de identificar problemas no setor.
07.A interação de seu setor/departamento com o restante da Faculdade.
08.A preocupação da instituição com seus servidores.
09.Seu conhecimento sobre o estatuto, regimentos e a estrutura administrativa da FAVI.
10.As condições de seu local de trabalho (Leve em consideração o espaço físico, os recursos materiais, etc.)
11.Sua motivação no trabalho.
12.No desenvolvimento de suas atividades você necessita de equipamentos de proteção individual? Como você avalia a disponibilidade e condições dos mesmos.
13.No setor/departamento que você atua, como você classifica o trabalho em equipe?
14. Em seu local de trabalho, você tem oportunidade de expor as suas idéias?
15.Sua atualização em questões didático-pedagógicas.
16.Apoio às atividades didáticas.
16.1. Condições das salas de aula
16.2. Laboratório de aulas práticas.
16.3. Recursos audiovisuais.
16.4. Apoio e orientação didático-pedagógica.
17.Atividades de pesquisa
17.1. Como você avalia, de modo geral, as atividades de pesquisa da FAVI?
17.2. Estrutura disponível (infraestrutura e equipamentos).
17.3. Apoio para elaboração/redação de projetos de pesquisa.
17.4. Apoio para publicação de artigos em periódicos pagos e/ou que exigem idioma inglês.
17.5. Suporte administrativo da FAVI para a execução de projetos.
18.Atividade de extensão
18.1. Como você avalia, de modo geral, as atividades de extensão da FAVI?
18.2. Apoio institucional para projetos de extensão sem financiamento externo à FAVI
18.3. Apoio/articulação institucional para a captação de financiamento externo à FAVI.
19. Qual é o grau de conhecimento sobre as decisões e/ou modificações de regimento feitas pelo conselho de ensino, pesquisa e extensão?


INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE OFERTA DE SERVIÇOS NO CAMPUS DA FAVI
Este questionário faz parte de um programa de avaliação interna da FAVI e tem por objetivo coletar informações que subsidiarão ações transformadoras na Faculdade.
Para o preenchimento, atribua pontos para cada item relacionado conforme as seguintes opções de resposta:
5 – Ótimo
4 – Muito Bom
3 - Bom
2 - Regular
1 – Ruim
0 – Não sei informar/não se aplica

Obs: nos itens 12 e 13 assinale apenas SIM ou NÃO
Como você avalia?

01.Como você avalia o seu grau de conhecimento sobre o plano de desenvolvimento institucional (PDI) da FAVI?
02.Como você avalia o seu grau de participação na definição e elaboração do PDI?
03.Sua relação com seu superior imediato.
04.Sua relação com seu colegas de trabalho
05.O aproveitamento de seu potencial no ambiente de trabalho.
06.Sua capacidade de identificar problemas no setor.
07.A interação de seu setor/departamento com o restante da Faculdade.
08.A preocupação da instituição com seus servidores
09.Seu conhecimento sobre o estatuto, regimentos e a estrutura administrativa da FAVI.
10.As condições de seu local de trabalho (leve em consideração o espaço físico, materiais, etc.).
11.Sua motivação para o trabalho.
12.A política de qualificação e requalificação profissional da Faculdade
13. No desenvolvimento de suas atividades você necessita de equipamentos de proteção individual?Como você avalia a disponibilidade e condições dos mesmos.
14.No setor/departamento que você atua, como você classifica o trabalho em equipe
15.Em seu local de trabalho, você tem oportunidade de expor suas idéias?
16.Qual é o seu grau de conhecimento sobre as decisões e/ou modificações de regimento feitas pelo conselho de ensino pesquisa e extensão?