Na Quarta-feira de Cinzas, a comunidade acadêmica da Faculdade Vicentina é convidada a mergulhar em um tempo de introspecção e reflexão. As cinzas que marcam nossas testas servem como um lembrete da fragilidade da vida humana e da transitoriedade da nossa existência terrena. Este dia marca o início da Quaresma, um período sagrado de preparação, penitência e renovação espiritual.

Neste momento de recolhimento, somos impelidos a olhar para dentro de nós mesmos, a examinar nossos corações e a reconhecer nossas fraquezas. É um convite à humildade, à contrição e à mudança de vida. A Quaresma se configura como uma oportunidade ímpar para cultivarmos valores essenciais, como a compaixão, a caridade e o serviço ao próximo.

Que este tempo seja um caminho de conversão e crescimento espiritual para toda a comunidade acadêmica. Que saibamos aproveitar cada dia para nos aproximarmos mais de Deus, através da oração, da reflexão crítica e do compromisso com a construção de um mundo mais justo e fraterno.

As cinzas que hoje recebemos simbolizam nosso compromisso com a transformação interior e com a busca incessante pela santidade. Que, ao término da Quaresma, possamos celebrar a Páscoa com corações renovados e transbordando de alegria pela vitória de Cristo sobre o pecado e a morte.

Que Deus, em sua infinita misericórdia, nos conceda a graça de vivermos este tempo com fervor espiritual e genuína disposição de mudança. Que Ele nos guie e nos fortaleça em nossa jornada rumo à plenitude da vida que nos é oferecida em Cristo Jesus.

Nesta Quarta-feira de Cinzas, lembremo-nos sempre da nossa condição humana, mas também da esperança que reside em Cristo, que nos convida à conversão e nos conduz à vida eterna!