Pós-graduação em Aconselhamento e Terapia do Luto

 

Apresentação

O luto é um processo universal e inevitável. Ele não se dá somente pela morte de alguém, mas também pela perda de algo significativo. É fato que em algum momento da vida passaremos por esse processo e que cada um reagirá de forma pessoal.

Segundo os autores (KLÜBER-ROSS, 2008; PARKES, 1996), o luto passa por diferentes fases até alcançar a aceitação. O processo do luto é vivenciado de forma individual e a elaboração desse processo depende da forma e intensidade dos laços estabelecidos e da forma como houve o rompimento (PARKES, 2012).

A vida biológica do ser humano é marcada pelo nascer, desenvolver, relacionar, procriar e, por fim, morrer. É entre os estágios de nascer e morrer que o ser humano se constitui como indivíduo. É na inter-relação pessoal que ele cria a sua identidade, o seu eu. É também nesse período que vamos criando laços afetivos, que, no momento da morte, são rompidos, colocando-nos num processo de luto. Para a Psicologia, o luto é entendido como “[...] uma reação frente a perdas significativas” (FREITAS, 2013, p. 97), entendendo-se que essas perdas desestabilizam o enlutado e exigem uma postura adequada frente a essa situação, para que o luto não se torne mórbido.

O curso de especialização em Aconselhamento e Terapia do Luto, frente aos desafios contemporâneos, oferece ao aluno capacitação teórica/prática no processo de elaboração do luto.

Por que fazer este curso?

No tempo presente, fomos surpreendidos pela pandemia que nos colocou frente ao processo de elaboração do luto: mortes repentinas, perda de vários membros da família e amigos, perda de emprego, mudanças no estilo de vida. A não elaboração do luto pode afetar a saúde mental e as relações interpessoais.

O grande desafio de estudar o luto é que ele não é uma doença, apesar de ter características e sintomas similares, e também não é um estado em que alguém possa estar ou permanecer. Além disso, o luto é um processo que varia de pessoa para pessoa.

A experiência do luto é vivida de forma individualizada e se relaciona com a história pessoal, a história de relacionamento com o ente que faleceu e as contingências do falecimento, as consequências e intensidades das perdas significativas. As respostas de enfrentamento são individuais, por mais que a cultura estabeleça arbitrariamente relações e reações a isso.

Parkes (2009) apontou fatores de risco que podem levar a complicações de luto. Esses fatores estariam relacionados à vulnerabilidade pessoal do enlutado, à relação com a pessoa falecida, aos eventos e às circunstâncias que levaram à morte, bem como à morte em si e o apoio social e outras circunstâncias após a morte. Outros fatores que influenciam o processo do luto são as circunstâncias excepcionais de morte (violenta, repentina, não existência de um corpo), contexto cultural, espiritual e religioso do enlutado e até mesmo questões de gênero, sabendo-se que as mulheres parecem viver mais a tristeza e o recolhimento, enquanto os homens vivem um ativismo, procurando ocupar-se para não ter que pensar e sentir.

Diante dos desafios que se apresentam nos dias de hoje, o curso foi planejado para proporcionar capacitação no trabalho de aconselhamento e terapia do luto. O curso tem como base a teoria e a prática.

Para isso, nos propomos a estudar:

  • Fundamentos, conceitos sobre o processo do luto;
  • O luto estudado em diferentes escolas psicológicas;
  • Fundamentos, conceitos e processos de terapia e aconselhamento;
  • Prática de aconselhamento.

Objetivo

Explorar os aspectos teóricos e práticos, conjugando os conhecimentos adquiridos com a aplicação em estudo de casos.

 

Público-alvo

Graduados em qualquer área do saber.

 

Matriz curricular

Fundamentos do aconselhamento psicológico e da terapia.
Luto: perspectiva antropológica-cultural. Homem diante da morte.
Sobre a morte e o morrer. Dinâmicas do luto.
Psicanálise e luto.
Terapia Cognitivo Comportamental e luto.
Logoterapia e luto.
Prática do aconselhamento com pessoas enlutadas.
Psicologia Analítica e luto.
Metodologia científica.
Psicologia da Religião.
Espiritualidade e religiosidade.
Personalidade e psicopatologia.
Luto na infância e adolescência.
Luto na vida adulta e terceira idade.
Família e luto.
Complicadores do luto.
Prática do aconselhamento.
O cuidado do cuidador.
Modelos éticos.

 

Coordenação

Prof. Me. Pe. Ilson Luis Hübner

Colaboração: Prof. Dr. Cloves Amorim

 

Turma confirmada

Faça sua inscrição

Modalidade

Híbrida: aulas remotas e presenciais.

Carga horária

360h

Duração do curso

20 meses

Cronograma

AGOSTO 2022

19 e 20 (Presencial)

SETEMBRO

16, 17 e 20 (Ead)

OUTUBRO

21, 22 e 25 (Ead)  

NOVEMBRO

18, 19 e 22 (Ead)

DEZEMBRO

09,10 e 13 (Ead)

JANEIRO 2023

(Ead)

FEVEREIRO 

10, 11 e 14 (Ead)

MARÇO

17 e 18 (Presencial) 

ABRIL

14, 15 e 18 (Ead)

MAIO

19, 20 e 23

JUNHO

16, 17 e 20 

JULHO

AGOSTO

18, 19 e 22

SETEMBRO

15, 16 e 19

OUTUBRO

20, 21 e 24

NOVEMBRO 

10, 11 (Presencial)

DEZEMBRO

01, 02 e 05 (Ead) 

15, 16 e 19

 

Início do curso

Agosto de 2022

 

Investimento

Taxa de inscrição: R$ 70.
Mensalidade: 18 x R$ 289.*

Desconto de 5% para pagamento até o dia de vencimento.