Processo de enfrentamento do luto é o foco da nova pós-graduação da FAVI

Desde que teve início o período de pandemia da Covid-19 e do distanciamento social como medida preventiva, muitas pessoas têm se questionado sobre o valor da vida. Por um lado, existem as posturas de cuidado e gratidão pela própria saúde, de amigos e familiares, que conseguiram se proteger ou se recuperar do vírus. Por outro, também estão presentes os sentimentos de medo e aflição, frente a uma crise de grandes riscos e proporções, diferente de tudo que já enfrentamos. 

Nesse aspecto, lidar com o tema do luto – seja em decorrência do coronavírus ou de outras causas – tem sido mais um desafio dessa época. Uma questão que vai além da esfera individual, devido às proporções que se alastraram.

Por isso, ciente do momento e de seu papel social, a Faculdade Vicentina organizou um novo curso de pós-graduação, que une a expertise de Aconselhamento (que já faz parte do currículo da instituição há anos) com conhecimentos especializados para atender a essa demanda

Dessa forma, além de acolher pessoas que estejam passando pelo processo de luto em si e desejem mais subsídios para o enfrentamento, a pós-graduação em Aconselhamento e Terapia do Luto também se propõe a auxiliar profissionais das áreas de psicologia, serviço social, saúde, educação, agentes pastorais, líderes comunitários, entre outros. Em suma, pessoas que precisam lidar com situações de perda em suas atividades, que são responsáveis por amparar ou orientar familiares e amigos em momentos críticos, ou que costumam ser procuradas para aconselhamento.

Sendo assim, a FAVI busca fornecer bases teóricas e práticas para quatro pilares principais:

  1. Fundamentos, conceitos sobre o processo do luto;
  2. O luto estudado em diferentes escolas psicológicas;
  3. Fundamentos, conceitos e processos de terapia e aconselhamento;
  4. Prática de aconselhamento.


Arte Aconselhamento e Terapia do Luto 1

>>> Saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição.