Semana Santa

Ao vivenciarmos esta semana que precede a Páscoa, somos convidados a desacelerar nossas atividades e entrar num estado de contemplação da centralidade da nossa Fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus O Cristo. Foram quarenta dias, um tempo litúrgico que recorda a caminhada do deserto, na qual o povo de Israel teve que aprender a confiar somente em Deus. É para nós um tempo de repensar as verdades sobre as quais alicerçamos nossas ações e que, na maioria das vezes não nos permitem experimentar a verdadeira alegria da Ressurreição e deixar nascer a esperança de uma nova vida que nasce a partir das renúncias, sacrifícios, penitencias, orações e práticas caritativas.

Ao voltarmos a rememorar a cena-mãe de nossa fé, somos convidados a fazer a caminhada com o Senhor e perceber os pequenos detalhes do seu dia-a-dia que escapam dos nossos olhares poucos acostumados. Seus dias de conflitos com as forças contrarias ao Reino, suas escapadas no entardecer de cada dia da cidade de Jerusalém para ficar perto dos que amava, as falas duras e provocativas, sua coragem de virar a mesa e mostrar o que o Pai espera de sua casa, a alegria na Ceia e do Lava-pés, suas palavras fortes e doces ditas a Pedro, a tentativa de salvar a Judas, a grandeza de sua angustia da noite no Horto das Oliveiras e coragem de se entregar com uma única certeza: Deus não me abandonará!
Talvez tudo isto escapa de nossa compreensão como a fumaça de tantos incensos e ficamos nos perguntado: Como podemos manter unidos o plano de Deus e as escolhas humanas?

A alegria do Exulte Pascal contado em cada comunidade no sábado Santo faz ressoar em todo o mundo a vitória de um Rei anunciado, a vitória da luz, da vida. Cantar ao Pai de todo coração e celebrar seu Filho Jesus Cristo, que nos resgata marcando nossos corações, colocando a humanidade no caminho do amor de Deus, despertando pela graça vivificante do Espirito do Ressuscitado derramado sobre a comunidade reunida um único desejo, fazer desta noite uma noite de alegria verdadeira que une novamente o céu e a terra inteira.

Desejamos a toda a comunidade acadêmica e nossos parceiros uma feliz e Santa Páscoa!!