Aluno Egresso publica artigo de Filosofia

O curso de Filosofia da Faculdade Vicentina tem como um dos seus objetivos formar pesquisadores qualificados para atuar nas diversas  áreas da Filosofia. Nesse sentido, nossos discentes são preparados, desde o primeiro ano do curso, para desenvolver habilidades de pesquisa e de produção acadêmica. 

Neste mês de agosto de 2016, temos a satisfação de comunicar a publicação de um artigo científico produzido por Vinícius Amaral, aluno egresso da Favi.  A pesquisa foi realizada sob a orientação do professor Edimar Brígido, e traz como tema: "O biopoder na perspectiva focaultiana".

O texto integral poderá ser consultado on line na página da Revista Sapere Aude, da Pontifícia Universidade Católica de Minas.

Em seguida, dispomos do resumo da pesquisa:
RESUMO: Este trabalho discute as principais características do Biopoder enquanto forma de organização social, sendo uma ação múltipla de inúmeros poderes que atuam no plano biológico. Procura-se, a partir da filosofia foucaultiana,  explicitar uma análise do poder traçando o deslocamento da temática entre a modernidade e a contemporaneidade. Pretende-se, por fim, chamar a atenção do leitor para o poder disciplinar, caracterizando as suas técnicas na formação de corpos dóceis, possibilitando uma conformação do bio-poder entre a disciplina e a regulamentação dos corpos sociais.