EDUCADORES QUE ACREDITAM NO VALOR DA EDUCAÇÃO QUE LEVA À REFLEXÃO, A UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA.

Você é nosso convidado a participar do Seminário Regional, pois queremos que os educadores e educandos sejam autônomos, pensem por si mesmos, sejam gestores e não só repetidores do que outras pessoas dizem ou pensam. Por isso defendemos um Sistema de Ensino Reflexivo - S.E.R. pela filosofia, pois professores e alunos precisam estruturar a visão de mundo e desenvolver concepções acerca do tipo de indivíduo que se quer ser e do tipo de sociedade em que se pretende viver. Como? Transformando a sala de aula em uma Comunidade de Aprendizagem Investigativa em todas as disciplinas.

Vamos reunir educadores de sala de aula, lideranças educacionais, autoridades constituídas, pais e alunos das escolas públicas e particulares. Este Seminário será o momento das socializações de reflexões e ações bem sucedidas feitas pelas comunidades educativas da região e a oportunidade de conhecer o Sistema de Ensino Reflexivo - S.E.R. e o "Programa Educar para o Pensar: Filosofia com crianças, Adolescentes e Jovens".

 

OBJETIVO GERAL

  • Abrir espaço de discussão e mostras de práticas dentro da Educação para o Pensar e sobre o Sistema de Ensino Reflexivo - S.E.R;
  • Refletir sobre a importância de um bem pensar e vivência e aprendizagem reflexiva para a formação de indivíduos emancipados;
  • contribuir para que educadores de crianças, adolescentes e jovens possam vislumbrar novas perspectivas na educação desse milênio.

PROGRAMAÇÃO

DIA 28/06/2008 (Sábado)

08h00 - 08h30

Recepção aos participantes e entrega de credendiais

08h30 - 09h00

Solenidade de abertura

09h00 - 10h30

Conferência: "Educar para o Pensar dentro de um Sistema de Ensino Reflexivo - S.E.R."

10h30

Intervalo e Exposição de trabalhos das escolas

10h45

Salas Temáticas: Educação para o Pensar

13h30 - 15h30

Oficinas Teórico-práticas

15h30 - 16h45

Intervalo e Exposição de trabalhos das escolas

16h45 - 18h00

Mesa Redonda com alunos e professores

"Educação para o Pensar: Filosofia viva, ética e transformadora na escola".

Conclusões finais

Encerramento do Seminário e sorteio de inscrições para o Quinto Congresso nacional em junho de 2009 - Fortaleza/CE