Simpósio de Teologia 2012 - Primeiro Dia do Simpósio

 

Na segunda conferência o professor Gilson Cezar Camargo refletiu sobre a Constituição Sacrossanctum Concilium. Depois de apresentar os momentos e protagonistas principais do movimento litúrgico que culminou na renovação trazida pelo Vaticano II, indicou os traços fundamentais da teologia da Sacrossanctum Concilium, chamando a atenção para as significativas inovações.

O professor Domenico Costela apresentou uma comunicação sobre a Liberdade Religiosa no Concílio Vaticano II, mostrando o longo e difícil processo de redação e aprovação da Declaração Dignitatis Humanae. A liberdade religiosa é uma das grandes mudanças trazidas pelo Concílio.

Na conclusão do dia, quatro alunos da Faculdade Vicentina apresentaram uma síntese de suas pesquisas sobre alguns temas referentes ao Vaticano II: Marcia Gabbardo: O leigo antes e depois do Concílio; Claudemir Roberto Leal: A recepção do Concílio na vida e missão da Igreja; Thiago Zella Offmann: A renovação litúrgica proporcionada pelo Concilio Vaticano II; Joice Marizete Giachin: João XXIII, o papa do Concílio.

O dia de trabalho foi intenso.

Permanece a sensação de que valeu a pena juntamente com a expectativa do que ainda está pela frente!