Aconteceu no dia 8 de dezembro, na cidade de Curitiba, na Paróquia Santo Inácio Mártir e Santa Paula E. Cerioli, a missa em ação de graças pela conclusão do curso de Bacharelado em Filosofia dos alunos da Faculdade Vicentina (FAVI). Um dos momentos mais marcantes foi a solenidade da Imaculada Conceição de Maria.

A missa foi presidida pelo Magnífico e Reverendíssimo Reitor da Faculdade Vicentina, Pe. André Marmilicz, CM. E a homilia foi proferida pelo Pe. Domênico Costela, homenageado da turma, levando a uma reflexão sobre o mundo atual, valores éticos e filosóficos.

Estavam presentes os reitores das casas de formação, bem como os professores e colaboradores da FAVI, amigos e familiares dos formandos. Para o recém-formado Ramon Aurélio Junior da Cunha, as festividades representam um espaço privilegiado de gratidão e fazem lembrar de dois ensinamentos do Papa Francisco: “receber plenamente Deus e a sua graça misericordiosa na nossa vida, e segundo, tornar-nos, por nossa vez, artífices de misericórdia mediante um caminho evangélico e do saber que nos incitou até nos dias de hoje”.

No dia seguinte (9 de dezembro), no Espaço Orleans, ocorreu a cerimônia de colação de grau, cuja mesa solene foi composta pelos professores Dr. André Marmilicz, Dr. Luiz Balsan (coordenador do curso), Dr. Bortolo Valle (patrono da turma), Ms. Aluisio Von Zuben e Dr. Domênico Costela. Os alunos fizeram seu juramento prometendo cumprir com lealdade a tarefa da qual estão incumbidos como filósofos, rompendo o recinto encantado da consciência, valorizando o espírito reflexivo, criativo e sistemático sobre o sereno destino do homem e do mundo. Na sequência, puderam desfrutar de um baile em comemoração à conclusão do curso.

“A celebração foi um misto de alegria e de esperanças futuras, e também foi uma oportunidade de assumir o compromisso de colocar em prática o saber filosófico que aprendemos, de devolver à sociedade caridosamente de forma sábia todo o estudo que nos foi dado. Saber este que nos incita à prática da caridade e do amor. O curso de filosofia nos motivou na construção coletiva de um mundo mais solidário e no desempenho de uma vocação”, afirma Ramon.

A Faculdade Vicentina agradece todos aqueles que confiaram em sua capacidade de formação e parabeniza os mais novos bacharéis em filosofia: Alexandro Geraldo Valadares, Cleber Fabio Oliveira Teodosio, David Matheus Sene Paiva, Felipe de Sousa Passos, Gilson Fernandes de Almeida, Gustavo Luiz de Carvalho Mendes, Hebert Cardozo Lima, Jeferson Dias da Silva, Juliano da Silva, Junior Oliveira da Silva, Junior Souza da Silva, Lynsson Maximo de Almeida, Marcelo Vitor Viana Braz, Michel Araujo Silva, Otávio Antônio Almeida da Silva, Ramon Aurélio Junior da Cunha, Rodrigo Ribeiro de Lima, Ruan Marcos Mascarello, Saulo Galvão Martins e Tiago Costa Santos.

Com a colaboração do aluno Ramon Aurélio Junior da Cunha.