Aconteceu entre os dias 11 à 15 de outubro na Cidade de Roma o Simpósio da Família Vicentina tendo como tema do encontro e do ano Jubilar: “Era estrangeiro e me acolhestes…”.

Foram dia de reflexão, de oração e de celebração, com a presença de mais de 11 mil vicentinos de 99 países. Juntos, refletimos os desafios para o futuro do carisma e a necessidade de nos unirmos cada vez mais em uma única rede de solidariedade, partilhando e trabalhando em unidade, atentos as novas realidades de pobreza.

Na audiência papal o superior geral da Congregação da Missão - padre Tomaž Mavrič dirigindo-se ao Santo Padre falou: “Sua liderança tem nos inspirado continuamente e desperta nossos corações, recordando-nos com frequência a mensagem central de Jesus; nos dá coragem e forças para entregar nossas vidas no serviço aos Pobres. Queremos fazer nossas as palavras que Vossa Santidade dirigiu a Juventude Mundial, quando lhes convidava a “fazer barulho”. Queremos “fazer barulho pelos Pobres, em nome dos Pobres e com os Pobres... Santo Padre, queremos continuamente buscar novas e criativas maneiras de responder as necessidades dos Pobres. Com esta finalidade, e para comemorar estes 400 anos, fazemos o lançamento de duas iniciativas: a iniciativa Global da Família Vicentina em prol dos sem-teto e o Festival Cinematográfico Vicentino. Esperamos agregar estas duas iniciativas as demais contribuições assumidas na Evangelização do mundo de hoje.”

Já o Santo Padre nos exortou a buscarmos viver estas três palavras: Adorar, Acolher e Caminhar. Estas três palavras são fundamentais na vida de todos os vicentinos e de todos os batizados.

Adorar: o Santo Padre explicou que a nossa adoração se dá através de uma oração onde devemos nos preencher de Deus para colocá-Lo na vida de cada cristão. Não são somente repetições de formulas, mas colocar-se diante Dele para estar com Ele, dedicar-se somente a Ele nos dará a verdadeira felicidade superando toda forma de dor e de desprezo.

Acolher: o Papa Francisco disse que acolher vai muito além de receber bem as pessoas; é ser disponível, acolhedor, é estar habituado a entregar-se ao outro. Saber que a minha vida não me pertence, nem meu tempo me pertence... É um lento desapego de tudo aquilo que é meu: meu tempo, meu repouso, meus direitos, meus programas, minha agenda... quem acolhe renúncia seu eu, e passa a viver a parti do tu, de todos.

Caminhar: mostra a disposição do vicentino de sair de ir ao encontro do irmão, principalmente o irmão que sofre avassalado pelas diversas situações de pobrezas. E isto nos ensinou São Vicente: “Nossa vocação é caminhar, não somente em uma paróquia ou diocese mas sim por toda a terra. Para fazer o que? Para acender o coração dos homens fazendo o que fez o Filho de Deus, Ele que veio trazer fogo ao mundo para acender os corações com seu amor. E esta vocação de Vicente é valida para todos nós, afirmou o Papa Francisco.

Na missa de enceramento realizada na Basílica de São Paulo Extramuros em sua homilia, o padre Tomaž Mavrič – Superior Geral da CM - comparou o ‘Carisma Vicentino’ a uma semente que foi plantada, deu frutos e precisa agora de cuidados para se manter por muitos outros séculos. “A semente de mostarda plantada pela Divina Providência, por Jesus, no coração de São Vicente de Paulo em 1617, converteu-se numa árvore que ultrapassa dois milhões de membros em 150 países. Pelo ponto de vista humano, isso não poderia acontecer, mas tem sido realizado pelo Plano de Deus”. Justifica. “É a obra de Deus, o agir de Jesus em colaboração com pessoas que escutaram a voz de Jesus e O seguiram para fazer crescer esta semente de mostarda. Do ponto de vista de Jesus nada é impossível, e hoje, testemunhamos este milagre”.

Tomaž Mavrič nos mostrou que os Ramos da Família Vicentina são caminhos na busca da santidade dentro da Igreja. Ele ainda conclamou, por meio da célere frase de Vicente – ‘o amor é inventivo ao infinito’ –, que os membros sejam criativos nos trabalhos que desempenham em favor dos Pobres. “Busquemos juntos caminhos novos e criativos para acudir na ajuda dos Pobres. Nossos esforços, lutas e sonhos comuns não podem deter-se até que a caridade seja globalizada. Nosso desejo e sonho é de que mais e mais pessoas se unam na caminhada para a globalização da caridade”.

 

View the embedded image gallery online at:
http://faculdadevicentina.com.br/noticias#sigFreeId5956063540

Há 50 anos, a educação vicentina forma cidadãos comprometidos com o desenvolvimento ético, social, cultural e político da sociedade, através do ensino superior de qualidade.
Nos últimos 10 anos foram mais de 3000 alunos nos cursos de graduação e pós-graduação.

Para o próximo Processo Seletivo, a Faculdade Vicentina oferece dois cursos: Bacharelado em Filosofia (matutino) e Bacharelado em Teologia (matutino e noturno).

A FAVI prima pela qualidade de seus cursos, contando com um corpo docente altamente qualificado e com longa experiência e tradição no campo acadêmico.

LINKS PARA INSCRIÇÃO

VESTIBULAR FILOSOFIA 2018

VESTIBULAR TEOLOGIA 2018


Manual do Candidato do Vestibular 2018

 

A Faculdade Vicentina em parceria com a Paroquia São Vicente de Paulo vem por meio deste convidar toda a Comunidade Acadêmica e os Ramos da Família Vicentina para participar do Simpósio Vicentino e do tríduo preparatório da Festa de São Vicente de Paulo que conta com a seguinte programação:

 Dia  Horário    O que  Onde   Quem
20 de setembro   19:30  Missa   Igreja Sãe Vicente de Paulo  
20 de setembro   20:30  Simpósio   Salão da Eventos da FAVI   Irmã Neriuza Franco FC - Celebrar a história: Contexto histórico do surgimento do Carisma Vicentino 
21 de setembro   19:30  Missa   Igreja Sãe Vicente de Paulo  
21 de setembro   20:30  Simpósio   Salão da Eventos da FAVI   Padre Gilson Camargo CM - As duas experiências de Vicente de Paulo: Folleville e Chantillon-les-Dombes
22 de setembro   19:30  Missa   Igreja Sãe Vicente de Paulo  
22 de setembro   20:30  Simpósio   Salão da Eventos da FAVI   Padre Ilson Luís Hubner CM – Futuro do Carisma: Sob a Ação do Espírito Santo.
24 de setembro   10:00  Missa Solene   Igreja São Vicente de Paulo   Padre Edson Friedrichsen
24 de setembro   12:00  Almoço    Salão da Eventos da FAVI  
27 de setembro   19:30  Missa   Igreja São Vicente de Paulo  

 

Aberto a toda a comunidade Acadêmica.
Inscrições no dia do evento.
Aos que participarem nos três dias a Faculdade Vicentina oferecerá um Certificado de participação de 6 horas de atividades.

 

Neste último final de semana, 28 e 29 de julho 2017, foi realizado mais um módulo da especialização em Teologia Bíblica e Ensino Religioso da Faculdade Vicentina, na cidade de Pitanga/PR. O tema, Jesus e o Reino de Deus, foi desenvolvido pelo professor Ms. Luiz Carlos Franzener. Este curso encerra em dezembro de 2017. Em março de 2018 iniciará um novo curso, também em nível de especialização, sobre Espiritualidade e Aconselhamento.

As inscrições iniciam no dia 28 de Agosto e vão até o dia 28 de Setembro de 2017.

LOCAL DAS INSCRIÇÕES
Hall de entrada da Faculdade das 09h ás 09h30

VALOR DO INVESTIMENTO
R$35,00 no ato da inscrição

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
Será disponibilizado para os participantes 20 horas aula, apenas para aqueles que participarem integralmente do evento, assinando todos os dias a lista de presença.

Maiores informações serão repassadas no ato da Inscrição.

CONTATO
Telefones: (041) 99581-2280 / (041) 98402-0291 ou (041) 3222-7716
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Alex Júnior Sousa de Sousa
Presidente do Centro Acadêmico Vicentino

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

 

Dia 24/10 – Terça-feira

7h30 – 8h30 – Credenciamento
08h30 – 09h30 – Missa Solene em Comemoração ao Jubileu de Ouro do Curso de Filosofia da Faculdade Vicentina – Missa Presidida por Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba.
09h30 – 09h50 – Coquetel
10h00 – 11h00 – Solenidade de Abertura do Simpósio (Apresentação cultural e discursos)
11h00 - 12h00 Conferência de Abertura: “A mulher na Filosofia: Edith Stein e Simone Weil”- Prof. Dr. Bortolo Valle – PUC/PR - FAVI

 

Dia 25/10 – Quarta-feira

7h30 – 8h00 – Cafezinho/credenciamento
8h00 – 8h30 - Apresentação Cultural
8h30 – 9h30 – Segunda Conferência: “Ética e a desconstrução do preconceito” – Prof. Dr. José Rafael Solano Duran UNIGRE/ITALIA
9h30 – 10h00 – Arguição/perguntas
10h00 – 10h30 – Intervalo – Coffee Break
10h30 – 11h30 – Terceira Conferência: “Gênero e Teologia: interpelações e perspectivas” - Profa. Dra. Clélia Peretti – PUC/PR
11h30 – 1200 – Arguição/perguntas

 

Dia 26/10 – Quinta-feira

7h30 – 8h00 – Cafezinho/credenciamento
8h00 – 8h30 - Apresentação Cultural
8h30 – 9h30 – Quarta Conferência: “As Perspectivas Feministas sobre o Direito” – Profa. Dra. Lígia Ziggiotti de Oliveira - UFPR
9h30 – 10h00 – Arguição/perguntas
10h00 – 10h30 – Intervalo – Coffee Break
10h30 – 11h30 – Quinta Conferência: “Direito e Gênero: uma abordagem necessária” - Profa. Dra. Ana Zaiczuk Raggio – Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Paraná
11h30 – 12h00 – Arguição/perguntas

 

Dia 27/10 – Sexta-feira

7h30 – 8h00 – Cafezinho/credenciamento
8h00 – 8h30 - Apresentação Cultural
8h30 – 9h30 – Sexta Conferência: “Gênero um campo de saber e poder" – Prof. Dr. Rezende Bruno Avelar - UEG
9h30 – 10h00 – Arguição/ Perguntas
10h00 – 10h30 – Intervalo – Coffee Break
10h30 – 11h30 – Sétima Conferência: “As externalidades de violações ás novas formas de relações sociais” - Profa: Dra. Nádia Regina de Carvalho Mikos - PUC/PR
12h00 – Encerramento Oficial

Observação: No credenciamento teremos as mesas das respectivas turmas 1º, 2º, 3º Propedêutico e teologia, e ainda teremos a mesa para os visitantes. O credenciamento especificamente neste dia será ao lado da Igreja de São Vicente de Paulo do lado de fora, para podermos agilizar o mesmo.

 

 

XXXVIII Simpósio de Filosofia da FAVI

 

 

Tema Gênero e Filosofia.
Assessoria da profª. Ms. Marli de Fátima Sampaio e a participação da profª. Ms. Ana Paula Ribeiro.
Confira as fotos do evento realizado.

Com o apoio da Faculdade Vicentina, o Centro Acadêmico realizará um Café Filosófico tendo como tema Gênero e Filosofia. O evento que contará com a assessoria da profª. Ms. Marli de Fátima Sampaio e a participação da profª. Ms. Ana Paula Ribeiro, será realizado na sede da mesma Instituição, situada à Avenida Jaime Reis, 531ª, no dia 09 de agosto de 2017 (quarta-feira), das 9:30 às 12hs. A Faculdade Vicentina convida a todos os que tiverem interesse sobre o tema (entrada franca).

No dia 18 de abril de 2017, nas dependências da Faculdade Vicentina, foi realizada a eleição para o novo corpo diretivo do Centro Acadêmico da Instituição. A votação aconteceu de maneira tranquila e contou com a participação da ampla maioria dos discentes, que optaram pela aceitação da única chapa inscrita no pleito.
A posse na nova diretoria será realizada no dia 05 de maio no hall de entrada da FAVI.
O Centro Acadêmico da FAVI sempre teve papel preponderante nas decisões tomadas pela instituição, pois acredita-se que a participação ativa dos estudantes nas diversas instancias da IES resulta sempre na melhoria da qualidade de ensino, o que vem sendo comprovado anualmente através dos diversos índices divulgados pelo MEC.
Neste momento tão conturbado pelo qual passa o nosso país, é dever dos novos dirigentes do Centro Acadêmico discutir ações para que cada vez mais o ambiente acadêmico seja um local de discussões que objetivem um agir ético coerente com os princípios democráticos e cristãos.

Ao novo Centro Acadêmico, desejamos muito trabalho e coragem para vencer os desafios que surgirem.

Presidente: Alex Júnior Sousa de Sousa
Vice Presidente: Adriano Silva de Souza
Secretário Geral: Maria Ernestina Amaral Jambersi
1º Secretário: Carlos Gian Rimovicz
Tesoureiro Geral: Alef Renan dos Santos
1º Tesoureiro: Eduardo Lima dos Santos
Conselheiros: Felipe França e Rocildo.

Mais Artigos...